Inicio » Nacional » Brasil – Morre no Recife o crítico de cinema baiano João Carlos Sampaio

Brasil – Morre no Recife o crítico de cinema baiano João Carlos Sampaio

O jornalismo brasileiro amanheceu mais triste nesta sexta-feira (02/05) com o falecimento do crítico de cinema baiano João Carlos Sampaio. Ele sofreu um infarto fulminante durante a madrugada, no Hotel Internacional Palace, onde estava hospedado com outros companheiros de profissão, que fazem a cobertura do Cine PE: Festival do Audiovisual. João ainda chegou a ser levado ao Hospital do Português, no Derby, mas não resistiu. O corpo dele está sendo velado na capela do hospital e deverá ser trasladado para Salvador.

João Carlos Sampaio, de barba, à direita, entre colegas membros da Abraccine
João Carlos Sampaio, de barba, à direita, entre colegas membros da Abraccine

João Carlos Sampaio tinha 44 anos e desde 1993 escrevia sobre cinema para jornais de Salvador, primeiro no extinto Bahia Hoje e, desde 1995, no jornal A Tarde. Além de crítico, o jornalista também fazia curadoria para várias festivais brasileiros, além de promover oficinais de crítica cinematográfica.

Grande defensor do cinema de autor, João se orgulhava quando dava espaço generoso para filmes considerados difíceis e apenas algumas linhas para filmes comerciais hollywoodianos ou brasileiros. Outras de suas inúmeras qualidades era o bom humor e a capacidade de fazer amigos, tanto no meio jornalístico quanto entre cineastas, atores e produtores. Frequentador assíduo de festivais de cinema por todo o país, sua presença era garantia de alto astral e boa conversa.

Ele foi membro fundador da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos Cinematógráficas. Sua morte repentina deixou os colegas e a classe cinematográfica consternados. No Facebook, inúmeros amigos do jornalista lamentam a sua perda e relembram sua personalidade cativante e gregária, marcada pelas conversas inteligentes e geralmente críticas. O cineasta Kleber Mendonça Filho também escreveu sobre a morte de João Carlos Sampaio na sua conta do Facebook: “Bom, em mais de 15 anos, devo ter me engasgado de rir em almoços e jantares um sem número de vezes e caído de uma ou duas cadeiras só de trocar idéias sobre como melhorar o mundo (e o cinema), com João. É bom poder lembrar disso”.

A organização do Cine PE estuda uma homenagem ao jornalista durante a cerimônia de encerramento do festival, às 20h30 de hoje, no Teatro Santa Isabel.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).