Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Copasa vai investir no Norte de Minas

Norte de Minas – Copasa vai investir no Norte de Minas

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) investe em novas tecnologias e instalações laboratoriais para garantir a qualidade dos serviços de abastecimento de água e do tratamento de esgoto em Montes Claros. Desde 2009, a unidade da Companhia no Norte de Minas, que é responsável pelo atendimento de 155 municípios, conta com um moderno laboratório para fazer o controle de qualidade de água e dos efluentes.

Em abril de 2014, a equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avaliou 35 parâmetros laboratoriais de análises de água e esgoto e, caso sejam aprovados, os laboratórios DPNT se tornarão referência em gestão da qualidade no Estado.

Norte de Minas - Copasa vai investir no Norte de Minas
Norte de Minas – Copasa vai investir no Norte de Minas

A expansão dos serviços de esgotamento sanitário que inclui o tratamento do esgoto nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), gerou a necessidade de ampliar a infraestrutura dos sistemas. Para isso, foi criado o primeiro laboratório regional de efluentes, na ETE de Montes Claros, que permitiu um melhor acompanhamento e monitoramento do tratamento de esgoto e o controle da eficiência das unidades em operação na região. Em termos de estrutura física, o laboratório já atende aos padrões da NBR ISO/IEC 17.025:2005, que acredita os padrões de excelência para a realização de análises em todo o país.

Segundo o gerente da Divisão de Operação e Manutenção Norte (DVMN), Rômulo de Souza Lima, tais medidas permitiram ao corpo técnico acompanhar as operações nas unidades de forma mais eficiente. “Acompanhando e identificando a eficiência do processo em cada etapa possibilita fazer um controle de qualidade, e assim, atingirmos melhores resultados, gerando um aprendizado contínuo e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento da equipe”, afirma.

Outros dois laboratórios distritais, um no município de Janaúba e outro em Salinas, estão em fase final de implantação e a partir de junho deste ano, mais 55 municípios serão atendidos. Com isso, a rede laboratorial que já contava com uma unidade em Curvelo e outra em Montes Claros passa a ter três laboratórios distritais e um regional, no âmbito do Departamento Norte. Além de investimentos em infraestrutura física, a Copasa contratou mais dois técnicos em laboratório e cinco profissionais em tratamento de esgoto.

Segundo o chefe do DPNT, Daniel Antunes, investir em equipamentos modernos, que atendam aos padrões exigidos pela NBR ISO/IEC 17.025:2005, assim como a contratação de consultoria especializada, também contribuíram para o desenvolvimento da equipe técnica e para o aperfeiçoamento dos processos de qualidade estabelecidos pela Companhia. “Todos esses esforços atendem a visão estratégica da empresa, que busca ser uma referência de gestão em saneamento no país”, alega.

Atualmente, a equipe de técnicos dos laboratórios regionais de análises de água e efluentes do DPNT passa por um processo intensivo de capacitação e adequação aos padrões de trabalho para a obtenção da acreditação NBR ISO/IEC 17.025:2005, podendo obter a certificação máxima exigida nos âmbitos nacional e internacional.

Para a coordenadora do laboratório regional norte, Mônica Ladeia, a acreditação nos requisitos da ISO 17.025 é muito importante para a valorização da imagem da empresa. “A certificação será um diferencial no mercado, uma vez que vamos atender a normas e legislações especificas, com respaldo nacional e internacional, reforçando a integridade e a competência da Copasa para a execução de análises laboratoriais, além de garantir a qualidade do tratamento de água e de esgoto para a população”, afirma.

Estima-se que até o final de agosto de 2014 o processo de acreditação esteja concluído, com a entrega do selo CGCRE/Inmetro (NBR ISO/IEC 17.025:2005) à companhia.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Saiba como usar o cartão de crédito ZenCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Saiba como usar …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).