Inicio » Educação » Enem 2014 – Enem aumenta segurança e vai usar detectores de metal

Enem 2014 – Enem aumenta segurança e vai usar detectores de metal

A segurança da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reforçada. Nos locais de prova estarão disponíveis detectores de metais, que serão usados pelos fiscais de acordo com a necessidade. Quem postar fotos ou mensagens em redes sociais será eliminado.

Enem 2014 - Enem aumenta segurança e vai usar detectores de metal
Enem 2014 – Enem aumenta segurança e vai usar detectores de metal

Além disso, a prova será elaborada em local seguro e com segurança máxima. O espaço de acesso restrito localiza-se na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, o espaço está sendo utitlizado. Quem ali entra, passa por um scanner e é monitorado por câmeras.

Em relação aos detectores de metal, o número poderá chegar a 18 mil em todo o país. “Trata-se de um instrumento usado em outras provas e concursos. Agora vamos adotar no Enem”, diz Paim.

O rigor em relação ao uso de celulares continua o mesmo. Os candidatos devem colocar e lacrar os aparelhos em um porta-objetos. Os candidatos identificados portando ou fizendo uso de celulares serão eliminados, inclusive os que forem identificados após o exame.

A prova do Enem 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão feitas pela internet entre os dias 12 e 23 deste mês. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação.

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentas. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Fonte: Agência Brasil

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).