Inicio » Internacional » Europa » Europa – Ucrânia rejeita diálogo com separatistas armados

Europa – Ucrânia rejeita diálogo com separatistas armados


Reviewed by:
Rating:
5
On 8 de maio de 2014
Last modified:17 de dezembro de 2014

Summary:

Europa - Ucrânia rejeita diálogo com separatistas armados

O Presidente interino da Ucrânia, Alexander Turchinov, rejeitou nesta quinta-feira a possibilidade de dialogar com separatistas pró-russos armados, mas se mostrou disposto a fazê-lo com as administrações regionais e os ativistas pacíficos.

“Estamos dispostos a debater com representantes de autoridades locais, ativistas de movimentos sociais, empresários das regiões de Donetsk e Lugansk, mas com os criminosos armados, que têm as mãos manchadas de sangue, os Estados civilizados não dialogam”, disse o líder, citado por seu serviço de imprensa.

População participa de um comício pró-ucraniano em Luhansk, no leste da Ucrânia
População participa de um comício pró-ucraniano em Luhansk, no leste da Ucrânia

Turchinov garantiu que a anistia prometida pelas autoridades será aplicada somente para aqueles que “renunciem à luta armada por sua própria vontade, desocupem edifícios (de órgãos estatais)” assim como aos “que não estão envolvidos em assassinatos e outros crimes graves”.

Além disso, Turchinov rejeitou o termo “operação de castigo” utilizado pelos pró-russos e o Kremlin em relação à ofensiva lançada pelas autoridades para resistir aos separatistas.

“As autoridades ucranianas nunca fizeram operações de castigo no leste do país. As forças da ordem protegem a vida e a saúde dos cidadãos em uma operação antiterrorista contra os criminosos que assassinam, torturam e sequestram nossos cidadãos”, explicou.

Acrescentou que o objetivo de Kiev é “defender a integridade territorial do país e libertar as terras ocupadas”.

Agência EFE

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).