Inicio » Minas Gerais » MG – Teófilo Otoni traça plano para conter desmatamento

MG – Teófilo Otoni traça plano para conter desmatamento

A prisão de fazendeiros acusados de suprimir Mata Atlântica no Vale do Mucuri levou a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Teófilo Otoni, cidade-polo da região, a acelerar a execução de um plano ambiental municipal. Dentre as propostas estão esclarecer os produtores rurais sobre leis ambientais e estabelecer ações eficazes e contínuas para evitar que a situação se repita.

MG - Teófilo Otoni traça plano para conter desmatamento
MG – Teófilo Otoni traça plano para conter desmatamento

Uma reunião já foi realizada com voluntários e representantes de diversos órgãos ambientais e instituições ligadas ao meio rural. Outras duas estão agendadas para os dias 12 e 19, na sede do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Nelas será feito um levantamento dos problemas relacionados com a questão ambiental na área rural. Também serão discutidas propostas de abordagem e enfrentamento, e definidas as responsabilidades de cada órgão.

O nome do projeto é “Teófilo Otoni Sustentável”. Os participantes estão divididos em quatro grupos, com os temas Água, Terra (Solo), Verde (Matas) e Educação Ambiental.

“Temos que agir positivamente, esclarecendo nossos produtores rurais e atuando para evitar o verdadeiro vexame que foi a prisão de alguns fazendeiros. Nossa ação visa proteger os produtores rurais em face da legislação ambiental”, diz o prefeito Getúlio Neiva.

No Vale do Mucuri acontece 15% do desmate irregular de Mata Atlântica no Estado. Na semana passada, a “Operação Macaco Muriqui”, desencadeada por técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e policiais militares e civis, levou ao embargo de 350 hectares de áreas devastadas nas propriedades, prendeu 16 donos de fazendas e funcionários e gerou mais de R$ 2 milhões em multas, em sete dias. Lenha e carvão vegetal foram apreendidos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).