Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Ambulâncias do SAMU são equipadas com ultrassonografia portátil

Norte de Minas – Ambulâncias do SAMU são equipadas com ultrassonografia portátil

Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência participam, nesta segunda-feira, 12/05, de mais um treinamento do Eco dos Gerais, projeto que vai viabilizar o diagnóstico à distância de pacientes em situação crítica.

Resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a organização internacionalWinfocus, o Ecos dos Gerais é a primeira experiência do país a utilizar no atendimento pré-hospitalar a tecnologia point-of-care, desenvolvida pela organização em escala macro, cuja aplicação até então estava restrita ao diagnóstico de problemas de saúde em astronautas pela NASA, a agência espacial americana.

Norte de Minas - Ambulâncias do SAMU são equipadas com ultrassonografia portátil
Norte de Minas – Ambulâncias do SAMU são equipadas com ultrassonografia portátil

Com o projeto, equipamentos portáteis para a realização de ultrassonografia serão instalados nas ambulâncias do SAMU Macro Norte, possibilitando o diagnóstico de pacientes com uso de telemedicina, com acompanhamento emonitorização das imagens em tempo real.

Desde 2012, médicos que atuam no SAMU e nos hospitais dos municípios que integram a Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas estão sendo treinados para utilizar a ultrassonografia point-of-care. O curso desta semana está sendo ministrado pelo médico Lisandro Miguel Montorfano, professor do Winfocus na Argentina, para consolidar o ciclo de treinamentos.

Segundo Enius Freire Versiani, coordenador do SAMU Macro Norte, nos próximos dias será iniciada a instalação dos equipamentos nas ambulâncias. “A partir de então, os socorristas receberão os resultados dos exames mais rapidamente, mesmo nos locais mais distantes. A expectativa é reduzir sensivelmente o tempo resposta no atendimento, uma vez que a ultrassonografia poderá ser realizada durante o transporte ao paciente”, explica.

De acordo com o médico, a ultrassonografia no atendimento pré-hospitalar pode ser aplicada em diversos casos, auxiliando no manejo e avaliação de sua gravidade. “O grande desafio é o treinamento, que dever ser contínuo, principalmente porque ainda não temos a especialidade de Emergência reconhecida pelas entidades médicas, o que aumenta ainda mais a necessidade de treinamento e atualização dos profissionais que atuam no pré-hospitalar”, ressaltaÊnius versiani.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).