Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Estado incentiva difusão da agroecologia no Norte de Minas

Norte de Minas – Estado incentiva difusão da agroecologia no Norte de Minas


Reviewed by:
Rating:
5
On 12 de maio de 2014
Last modified:17 de dezembro de 2014

Summary:

Norte de Minas - Estado incentiva difusão da agroecologia no Norte de Minas

Com o objetivo de promover a agroecologia nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realiza o Curso de Iniciação em Agroecologia. A iniciativa, que integra o programa Polos de Inovação, busca incentivar o desenvolvimento, a valorização, a organização, a capacitação, a melhoria na qualidade dos produtos e da qualidade de vida dos agricultores rurais, respeitando as peculiaridades regionais. Nesta quarta-feira (13/05), vai ser realizada a primeira etapa do curso no município de Salinas, onde o foco principal será a difusão das práticas agroecológicas e a orientação sobre os mecanismos de controle da qualidade orgânica.

Norte de Minas - Estado incentiva difusão da agroecologia no Norte de Minas
Norte de Minas – Estado incentiva difusão da agroecologia no Norte de Minas

Nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais encontra-se uma significativa diversidade sociocultural, sendo habitados por comunidades de diferentes identidades como caatingueiros, indígenas, quilombolas, vazanteiros e geraizeiros. Essas comunidades estão relacionadas com uma heterogeneidade de agroecossistemas presentes nos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Seca, bacias dos rios São Francisco, Jequitinhonha e Pardo.

Considerando essa característica e o princípio da diversidade que envolve a agroecologia, se estabelece nesta região um gigantesco potencial para o desenvolvimento da atividade, destacando-se as cidades de Almenara, Araçuaí, Januária, Janaúba, Diamantina, Pirapora, Salinas, Teófilo Otoni e suas proximidades.

A agroecologia vem apresentando grande destaque no cenário socioeconômico de Minas Gerais, com área plantada de mais de 741.377 mil hectares, o que representa a maior área de produção brasileira. Além disso, Minas se destaca na variedade de produtos ofertados e na quantidade de estabelecimentos especializados neste mercado.

A agroecologia é uma agricultura que propõe o rearranjo das atividades humanas sobre os ecossistemas naturais visando o aproveitamento racional dos recursos disponíveis através de práticas de manejo diferenciadas, fundamentadas em novos paradigmas e princípios científicos. A busca crescente por alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos tem incentivado a produção mundial de produtos agroecológicos, a abertura de novos canais de comercialização e distribuição tem tornado a demanda por esse produto cada vez mais regular. Dentro deste contexto o Brasil tem se destacado e desponta como um dos maiores produtores mundiais de produtos agroecológicos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).