Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Curso, “Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos”

Norte de Minas – Curso, “Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos”

Orientar os trabalhadores quanto à segurança no trabalho com agrotóxicos é o objetivo do curso,“Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos” do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR MINAS, realizado de 05 a 09 de maio, nos municípios de Jaíba e São Francisco, no Norte de Minas.

Norte de Minas - Curso, “Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos”
Norte de Minas – Curso, “Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos”

Participaram 36 trabalhadores, principalmente ligados às atividades da fruticultura e silvicultura. Eles receberam informações sobre o uso correto e seguro dos agroquímicos, regulamentadas pela Lei federal no 7.802, de 11 de julho de 1989 e Decreto nº 4.074, de 4 de janeiro de 2002 que dispõem sobre: comercialização, transporte, armazenamento, utilização, eficiência da aplicação, destino final dos resíduos e embalagens, controle, inspeção, fiscalização, dentre outros, não deixando de lado a segurança do aplicador e a proteção ao meio ambiente.

Segundo o instrutor João Renato Lopes Costa, na aplicação de agrotóxicos, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual , EPI’s, é obrigatório para evitar a exposição do organismo ao produto tóxico e assim proteger a saúde do aplicador. “Além disto, o uso dos equipamentos é uma exigência da legislação trabalhista e o não cumprimento dessas exigências pode trazer sérios problemas com os órgãos ambientais”, finalizou.

PREVENÇÃO

Também receberam orientações, sobre doenças infecciosas 40 trabalhadores, produtores rurais e agentes de saúde do município de Glaucilândia. O curso “Doenças Infecto-parasitárias do Ser Humano”, foi realizado em parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e SENAR MINAS, levando orientações de como evitar, prevenir e combater as doenças transmissíveis, através de contato com animais, pessoas, alimentos, que podem causar doenças como Chagas, dengue, raiva, AIDS, dentre outras.

Por Cecília Oliveira /  Montes Claros

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).