Inicio » Internacional » Europa » Europa – Tragédia em mina da Turquia deixou 232 mortos

Europa – Tragédia em mina da Turquia deixou 232 mortos

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira (14) que o balanço do acidente em mina do oeste do país na terça-feira subiu a 232 mortos.

Erdogan fez o anúncio aos jornalistas em Soma, cidade da catástrofe, segundo o canal de notícias CNN-Türk.

Ainda há mais de 200 mineiros presos dentro da mina
Ainda há mais de 200 mineiros presos dentro da mina

No total, 787 trabalhadores estavam na mina no momento da explosão, às 12H30 GMT (9H30 de Brasília) de terça-feira. Ao que parece, o acidente foi provocado por uma falha elétrica em um transformador.

As explosões nas minas de carvão são comuns na Turquia, principalmente no setor privado, no qual geralmente as regras de segurança não são respeitadas.

Na cidade de Ancara, a polícia usou gás lacrimogêneo contra centenas de estudantes que protestavam contra o governo islamita conservador, que consideram responsáveis pela tragédia na região oeste do país.

Um grupo de entre 700 e 800 manifestantes pretendiam caminhar de um campus universitário de Ancara até a sede do ministério da Energia, que fica no mesmo distrito, com vaias ao governo de Erdogan.

Os manifestantes responderam com pedras contra a polícia, que também usou jatos de água.

A catástrofe industrial, uma das mais graves da história da Turquia, provocou uma forte reação nas redes sociais, sobretudo contra o governo, acusado de negligência e de indiferença em relação aos trabalhadores mais pobres.

No ano passado, milhões de pessoas protestaram nas ruas contra o “autoritarismo” e a “guinada islamita” do governo.

Fonte: AFP

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).