Inicio » Nacional » Brasil – São Paulo inicia retirada de água de volume morto do Cantareira

Brasil – São Paulo inicia retirada de água de volume morto do Cantareira

A companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), inicia nesta quinta-feira a retirada de água do volume morto do Sistema Cantareira, que enfrenta a pior crise de abastecimento se sua história.  O acionamento do sistema de bombas, que dará início à captação da água do que foi chamado pelo governo de “reserva técnica”, estava programado para as 10h, com a presença do governador Geraldo Alckmin,

Para tentar conter crise da água em São Paulo, Sabesp inicia retirada da água do chamado volume morto
Para tentar conter crise da água em São Paulo, Sabesp inicia retirada da água do chamado volume morto

Com o início da operação dos equipamentos, na represa Jaguari/Jacareí, as águas que estão abaixo do ponto de captação serão bombeadas para a estação de tratamento Guaraú, para atender à demanda da população da Região Metropolitana de São Paulo.

A última medição feita pela Sabesp, nesta quinta, aponta que o Sistema Cantareira chegou a 8,2% de sua capacidade, a mais baixa da história. Segundo o governo, com a retirada do volume morto o sistema terá mais 18,5%.

Neste mês na região da Cantareira foi registrado apenas 0,7 mm de chuva. A falta de precipitação colocou o reservatório em estado crítico pela primeira vez de sua história. Há um mês, o índice estava em 17,6%. Em 2012, o nível estava em 73,6%. Em 2011, estava em 93,7%, e em 2010, em 99,6%.

Para evitar um colapso no abastecimento de água para cerca de 9 milhões de pessoas, a Sabesp propôs a cobrança de multa de 30% aos consumidores que excederem o gasto médio de água. Além disso, o governo paulista lançou um bônus dado aos clientes que conseguem reduzir o consumo em 30%. Essa ação permitiu uma queda de 76% no consumo em março, e 81% em abril.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).