Inicio » Minas Gerais » MG – EPAMIG completa 40 anos de fundação

MG – EPAMIG completa 40 anos de fundação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) completa 40 anos dedicados ao desenvolvimento e difusão de tecnologias para a mesa dos mineiros. A data será marcada com uma sessão solene, homenagens a funcionários, parceiros e reuniões especiais nos dias 15 e 16 de maio, mostra de produtos e exposição do Ciência Móvel, uma espécie de laboratório ambulante.

MG - EPAMIG completa 40 anos de fundação
MG – EPAMIG completa 40 anos de fundação

“Nesses 40 anos a EPAMIG desenvolveu tecnologias importantíssimas para o avanço do agronegócio em Minas Gerais, propiciando aumento de produtividade, melhoria nos sistemas de produção e diversificando os produtos. Hoje Minas, além de café e leite, extrai azeite. A pesquisa está sempre tentando antecipar cenários,  e com isso se prepara para enfrentar novos desafios que permitam a convivência em harmonia da agropecuária com o meio ambiente. Mas eu gostaria de destacar ainda o processo de modernização de gestão pelo qual a empresa vem passando. Acho que isso é estratégico e fundamental para que a EPAMIG trabalhe com celeridade, organização e transparência e assim continue tendo excelência nas pesquisas que promove.”

As comemorações dos 40 anos começam com a realização de uma reunião nacional, no dia 15, na sede da EPAMIG, em Belo Horizonte, às 14h, com as organizações estaduais de pesquisa que integram o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). No mesmo dia, haverá sessão solene na Assembléia Legislativa em homenagem a EPAMIG, e na ocasião a empresa premiará os principais parceiros dessas quatro décadas. Ainda como parte das comemorações, no dia seguinte será apresentado o novo ‘Sistema de Gestão da Pesquisa da EPAMIG’, e cerca de 40 funcionários receberão diplomas por estarem completando 10, 20, 30 e 40 anos de trabalho na empresa.

No dia 16, também será assinado um termo de cooperação técnica entre a Ouvidoria-geral do Estado, a EPAMIG e demais vinculadas do Sistema Estadual de Agricultura e Pecuária com o objetivo de ressocialização de presos no Estado. Os presidiários trabalharão em fazendas experimentais das EPAMIG e em contrapartida serão remunerados e reduzirão a pena.

Em quatro décadas, a EPAMIG se tornou pioneira em diversas frentes de pesquisa. Em 2008 realizou a primeira extração de azeite virgem extra do país. Também inovou com pesquisas voltadas para a produção de vinhos finos de qualidade e espumantes, que se concentram na região de Caldas, Sul de Minas. A empresa também é referência no café. Até hoje já foram desenvolvidas quatorze cultivares, registradas e disponibilizadas para cafeicultores de diversas regiões de Minas Gerais e do Brasil e outras sete aguardam registro do Governo Federal para chegarem ao mercado. Essas novas cultivares possuem resistência a pragas e doenças, são mais produtivas, têm maior vigor vegetativo e resultam em um café de alta qualidade. A EPAMIG também se destaca nas pesquisas do sistema de produção de gado de leite a pasto, com vacas mestiças (Gado F1), além da tradicional produção da raça Gir Leiteiro, no Triângulo Mineiro.

Mostra Tecnológica EPAMIG 40 anos

Produtos com tecnologia da EPAMIG poderão ser degustados durante a Mostra Tecnológica EPAMIG 40 anos que será realizada na Sede da Empresa. Os participantes poderão conhecer cafés de diferentes regiões do estado, azeite extravirgem da Serra da Mantiqueira, frutas tropicais do Norte de Minas, produtos lácteos com tecnologia do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, entre outros.

Outra atração será o ônibus itinerante “Ciência Móvel” da EPAMIG, que traz um pequeno laboratório para demonstração de pesquisas, no qual serão apresentados resultados de estudos com produtos para a cafeicultura produzidos a partir de microorganismos. A pesquisadora da EPAMIG Sara Chalfoun vai explicar sobre o bioprotetor do café desenvolvido a partir de métodos para isolar um “fungo do bem”, o Claridosporium claridospoides que, cultivado em laboratório, seria adaptado para aplicação em plantações de café, em forma de biodefensivo. “Percebemos que o Claridosporium apresentava ação antibiótica em favor dos frutos, uma vez que ele hiperparasita os demais microrganismos que atacam o carpo e o danificam, comprometendo a formação e a qualidade dos grãos”, explica a pesquisadora.

História da EPAMIG

 A EPAMIG foi criada em 8 de maio de 1974 com o objetivo de reformulação institucional da pesquisa agropecuária no Brasil, iniciado anteriormente, com Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg). A partir de 6 de agosto de 1974, por meio do convênio celebrado entre o Governo do Estado, Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura, Embrapa, começou a funcionar a Epamig, com  atribuição de executar e coordenar a pesquisa agropecuária em Minas Gerais vinculada às demandas dos produtores rurais.

Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Governo de Minas, a EPAMIG é uma empresa pública presente em todas as regiões de Minas Gerais. No total são cinco Unidades Regionais (Sul de Minas, Triângulo e Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Zona da Mata, Norte de Minas), coordenando 28 fazendas experimentais, três unidades especiais – em implantação (Governador Valadares, Teófilo Otoni e Unaí), duas estações experimentais (Lavras e Uberaba) e dois núcleos de ensino (Instituto de Laticínios Cândido Tostes e Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo).  A empresa conta com 176 pesquisadores.

Para apoiar o produtor rural em diversas regiões de Minas Gerais, a EPAMIG estabeleceu este ano oito programas de pesquisa relacionados aos principais produtos de Minas Gerais: cafeicultura, floricultura, fruticultura, grandes culturas, olericultura, produção animal, processamento de leite e derivados, silvicultura/meio ambiente, e o programa especial de agroecologia e produção orgânica.

Comemorações EPAMIG 40 anos

 

15/04/2014

Reunião Nacional do Consepa – às 14h, Sede da EPAMIG (Av. José Cândido da Silveira, 1647 – bairro União – Belo Horizonte)

Homenagem da EPAMIG aos seus parceiros– às 19h15, ALMG/Salão Nobre ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – MG)

Sessão Solene na ALMG – às 20h, ALMG/Plenário Juscelino Kubitschek (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – MG)

 

16/04/2014

Homenagem funcionários e apresentação do novo sistema de gestão da pesquisa da EPAMIG – às 9h30, Sede da EPAMIG / auditório (Av. José Cândido da Silveira, 1647 – bairro União – Belo Horizonte)

 

Mostra Tecnológica EPAMIG 40 anos – após a solenidade – Sede da EPAMIG

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).