Inicio » Educação » Cursos » Palestra gratuita promovida pela FGV/IBS em Montes Claros

Palestra gratuita promovida pela FGV/IBS em Montes Claros

A falta de produtividade é o drama fundamental da economia brasileira. A ligação entre produtividade e qualidade se relaciona à cultura organizacional, e, no caso brasileiro, aos problemas de falhas estruturais, sistemas burocráticos e elevada carga tributária. Apesar disso, algumas organizações têm despontado no setor nacional pelas iniciativas de aliar os dois critérios. O desafio é estender esse valiosos conceitos para empresas de diferentes portes e segmentos.

Palestra gratuita promovida pela FGV/IBS em Montes Claros
Palestra gratuita promovida pela FGV/IBS em Montes Claros

O professor do MBA do MBA em Gestão de Produção e Qualidade da Fundação Getulio Vargas/IBS José Carlos Abreu esclarece que a qualidade é um dos pilares que envolvem a gestão estratégica empresarial, e, junto à sustentabilidade, ética e produtividade, é responsável pelo adequado processo gerencial. “Uma empresa é considerada produtiva quanto maior for o número de produtos e serviços produzidos com a mesma qualidade levando em conta a mão de obra, capital e equipamentos existentes na organização. É importante compreender que não existe um processo ideal quando o assunto é cadeia produtiva. O processo envolve a postura e a cultura empresarial. Contudo, é tendência que essas cadeias de produção sejam cada vez mais integradas e se comuniquem de forma direta e sem intermédios burocráticos”, esclarece.

Os sistemas de tecnologia da informação têm um importante papel no que tange o gerenciamento dos processos. O especialista afirma que pensar e desenvolver softwares que sejam coerentes às necessidades, que ofereçam ferramentas de sistematização e que administrem a relação produção-qualidade são quesitos fundamentais para a produção de relatórios. “Apesar das facilidades que esses sistemas oferecem é o gerenciamento humano que faz toda a diferença. Capacitar os profissionais operacionais e executivos é a melhor alternativa para se otimizar as rotinas. Os colaboradores devem ser impulsionados a buscar elevados níveis de excelência, que fundamentalmente passa pelas academias. Entender a formação técnica como um processo contínuo – passando pelo aprendizado de outras línguas, treinamentos práticos e obtenção de títulos – é valorizar o capital intelectual dos funcionários”, pondera Abreu.

A gestão estatal também contribui para o adequado equilíbrio produtivo. Para Abreu, acesso a portos, aeroportos e rodovias; a justa cobrança de impostos e tarifas e a concessão de alvarás para indústria, comércio e varejo sem processos burocráticos são fatores que colaboram significativamente para que determinadas localidades sejam mais propícias ao desenvolvimento de negócios. Em contrapartida, essas cidades colhem os benefícios econômicos e sociais de sediarem empresas, em especial, com os incentivos de qualificação de mão de obra local.

Pensando no cenário de Montes Claros, a Fundação Getúlio Vargas/IBS promove, no dia 19/05, a palestra gratuita com o tema “Produção e Qualidade: atualidades e tendências”. Na ocasião, serão abordados temas como a produção de bens e serviços, o exemplo da sistêmica gestão chinesa e os aspectos relacionados ao desenvolvimento econômico. O momento é propício para entender a produtividade qualitativa como um diferencial capaz de desenvolver a economia, local e nacionalmente.

O evento, que acontece no IBS Espaço Empresarial no Shopping Ibituruna, é gratuito e tem vagas limitadas. Informações (38) 3221-0112.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).