Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – ADENOR, SEBRAE e o Grupo Líder lançam Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável

Norte de Minas – ADENOR, SEBRAE e o Grupo Líder lançam Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável

O Norte de Minas em Ação trata as vocações e potencialidades regionais, trazendo um posicionamento estratégico acompanhado de uma agenda de prioridades voltadas para a alavancagem do desenvolvimento da região, tendo sido idealizado e elaborado por lideranças de entidades de classe e líderes políticos e empresariais do Norte de Minas. O lançamento será no dia  27 de maio, às 19h, no Centro de Convenções do Parque João Alencar Athayde, na AV. Geraldo Athayde, 1303, em Montes Claros.

Norte de Minas - ADENOR, SEBRAE e o Grupo Líder lançam Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável
Norte de Minas – ADENOR, SEBRAE e o Grupo Líder lançam Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável

O Programa Líder, sustentáculo do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável – Norte de Minas em Ação -, se constitui em um programa de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula o alinhamento das demandas no plano local. Esta convergência das políticas de fomento municipais, estaduais e nacionais  enfatizam a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.

“A participação do terceiro setor neste programa aumenta a  chance de se retratar a realidade regional, pois ele foi produzido pela população e muito bem subdividido. Entendo que, assim que for implementado, teremos grandes chances de mudar a realidade do Norte de Minas. A região será marcado por um antes e depois do “Norte de Minas em Ação”, um processo de alavancagem que estávamos precisando”, pontua Reginaldo Ferreira Tiago, Presidente da ACI de Salinas.

A ADENOR defende o desenvolvimento regional como um novo horizonte para as políticas de desenvolvimento, no qual o objetivo de crescimento econômico “necessariamente se associa à mobilização cívica, à cooperação, à valorização das identidades locais e regionais e à inclusão participativa de amplos setores da sociedade” (PNDR, MI, 2006). Desta forma, se alia a parceiros de fomento, como o SEBRAE.

“Este trabalho foi realizado por lideranças do Norte de Minas com o objetivo de elaborar um documento norteador, com metas e ações prioritárias, que leve esta região a um desenvolvimento sustentável, com um horizonte até 2022. A idealização e constituição do trabalho é também obter uma rede forte de parceiros, indutores do desenvolvimento, capaz de fazer a implementação, acompanhamento e revisão do plano de desenvolvimento. A logomarca “Norte de Minas em Ação” traduz o comprometimento e a energia destas lideranças com o propósito em ajudar a região na obtenção de uma educação forte capaz de trabalhar com profissionalismo os pilares estratégicos da gestão pública, logística, agronegócio, gestão empresarial, saúde, educação, mineração, geração de energia e cultura, lazer e turismo”, explica Cláudio Souza Oliveira, Gerente Regional do Sebrae.

Para Gilberto Teixeira Alves, presidente da  ACI de  Janaúba, que participou da elaboração do plano, “o Programa é fantástico, as entidades estão de parabéns, pois estamos muito satisfeitos. Nele, trocamos experiências aprendemos sobre outras microrregiões. A partir do exemplo de ações, pudemos buscar soluções para problemas que eram comuns e não sabíamos como resolver. O “Norte de Minas em Ação” vai colocar as demandas regionais na mesa, para que tanto a sociedade as conheça, como as lideranças políticas. Todos devemos ter um olhar diferenciado, mudar paradigmas, buscar apoios e agir para mudar a realidade atual”.

Portanto, este Programa trata de o desenvolvimento que envolve a capacidade de decidir no âmbito não só do estado ou das forças econômicas, mas também da sociedade civil num processo de construção participativo, no qual a iniciativa e a autonomia na gestão do que é público são recuperadas. Para confirmar presença no evento, ligue (38) 2101 3319 ou [email protected].

Grupo Líder

Iniciado em Junho de 2012, o Programa contou com a participação de empresários e gestores municipais, com perfil de liderança e potencial de atuação para o desenvolvimento regional sustentável das cidades de Capitão Enéas, Espinosa, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e São Francisco. Estes municípios compreendem cinco das sete microrregiões de planejamento do Norte de Minas, devendo ser mobilizadas ao longo da implantação do projeto as microrregiões de Bocaiúva e Grão Mogol.

No momento da idealização e da constituição deste projeto, a partir da organização pelo SEBRAE do Projeto Líder, foram identificadas e relacionadas as seguintes parcerias institucionais que se ainda não compõem, deve compor esta rede: ADENOR, gestora do projeto; Agência de Desenvolvimento da Serra Geral – ADESEG;  Agência de Desenvolvimento Integrado de Pirapora – ADESP;  Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI;         Associação Comercial e Empresarial de Espinosa – ACE-Espinosa; Associação Comercial e Industrial de Janaúba – ACIJAN; Associação Comercial, Industrial e Serviços de Salinas – ACISS;       Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Pirapora – ACIAPI; Associação Comercial de Porteirinha – ACE-Porteirinha; EMATER; FIEMG/Instituto Euvaldo Lodi;   Governo de Minas – Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas – SEDVAN; Grupo Empresarial de Janaúba – G21; Prefeitura Municipal de Taiobeiras; Prefeitura Municipal de Capitão Éneas; Sociedade Rural de Montes Claros;        Prefeitura Municipal de São Francisco; Prefeitura Municipal de Espinosa; SEBRAE; SICOOB CREDINOR; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).