Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Dia nacional da luta antimanicomial

Montes Claros – Dia nacional da luta antimanicomial

Neste domingo, dia 18, será celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que, neste ano, tem como tema “A cidade que queremos: que seja feita a nossa vontade”. Para comemorar a data, haverá na segunda-feira, 19, uma passeata que percorrerá as principais ruas do centro de Montes Claros até a praça Dr. Carlos. O objetivo é reivindicar melhorias para as políticas públicas de saúde mental. A concentração será em frente à Prefeitura de Montes Claros, às 8 horas.

Montes Claros - Dia nacional da luta antimanicomial
Montes Claros – Dia nacional da luta antimanicomial

Para a gerente do Centro de Atenção Psicossocial Tratamento em Saúde Mental  (CAPS TM) de Montes Claros, Bruna Maíra Gonçalves Dias, o evento é muito importante para promover melhorias do serviço público nesta área. “Antes, familiares e usuários lutavam para fechar o hospital psiquiátrico, agora, para melhorar os serviços substituvivos, que são os CAPS”, afirma a gerente.

Em Montes Claros, a programação começou desde segunda-feira , 12, com uma mesa-redonda com o tema “Avanços e desafios das políticas públicas de saúde mental”. A discussão ocorreu no auditório da Amams e contou com a participação dos psicólogos Robson de Jesus Duarte e Aldenise de Freitas Atahayde.

Na terça-feira foi realizada, no auditório do Campus da Funorte/São Norberto uma discussão com o tema “A cidade que queremos”. No dia seguinte, 14, os usuários da oficina terapêutica do Centro de Saúde Santos Reis fizeram uma exposição de arte com os trabalhos realizados. Nesse mesmo dia também foi realizada uma mesa-redonda com o tema “As políticas  e a Rede de Atenção Psicossocial em Saúde Mental”.

Como parte da programação, também houve uma audiência pública na Câmara Municipal de Montes Claros na quinta-feira, 15. E, na sexta, uma Roda de Conversa sobre “Loucura e laço: um debate interdisciplinar”.

A celebração da Luta Antimanicomial em Montes Claros é uma realização do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e conta com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, Amams, Faculdade de Saúde Ibituruna (Fasi), Faculdades Pitágoras e Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte)

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3221 7720.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).