Inicio » Mais Seções » Ciência » Vídeo – Ossos do maior dinossauro do mundo são encontrados na Argentina

Vídeo – Ossos do maior dinossauro do mundo são encontrados na Argentina

Ossos do maior dinossauro do mundo encontrado até agora foram descobertos por um trabalhador rural na Argentina. Com peso equivalente a 14 elefantes africanos, 77 toneladas, o animal tinha 40 metros de comprimento e 20 de altura quando esticava o pescoço. Os pesquisadores acreditam que esta é uma nova espécie de titanossauro, herbívoros que datam do período Cretáceo.

Com o seu pescoço esticado, ele tinha altura equivalente a um edifício de sete andares, dizem cientistas
Com o seu pescoço esticado, ele tinha altura equivalente a um edifício de sete andares, dizem cientistas

Eles desenterraram os esqueletos parciais de sete dinossauros – cerca de 150 ossos no total – tudo em “condição notável”. Uma equipe de filmagem da unidade de História Natural da BBC capturou o momento em que os cientistas perceberam exatamente o quão grande era a sua descoberta.

Veja o vídeo:

“Dado o tamanho desses ossos, o novo dinossauro é o maior animal conhecido que andou na Terra”, os pesquisadores disseram à BBC News. “Com o seu pescoço esticado, ele tinha cerca de 20 metros de altura – o equivalente a um edifício de sete andares”, acrescentaram.

Este herbívoro gigante viveu nas florestas da Patagônia entre 95 e 100 milhões de anos atrás, acreditam os cientistas, com base na idade das rochas em que foram encontrados os ossos.

Mas apesar de sua magnitude, ele ainda não tem um nome. “Ele terá um nome que descreva sua magnificência e em homenagem à região e aos proprietários rurais que nos alertaram sobre a descoberta”, disseram os pesquisadores.

Houve muitos candidatos anteriores ao título de “maior dinossauro do mundo”. O mais recente pretendente ao trono foi o Argentinosaurus, um tipo similar de saurópode.

Originalmente, pensou-se que ele pesava 100 toneladas, mais tarde, porém, a estimativa foi revisada para cerca de 70 toneladas.

É complicado estimar o peso dos dinossauros – há mais de uma técnica e, em geral, os cálculos se baseiam em esqueletos incompletos.

O peso Argentinosaurus foi estimado a partir de somente alguns ossos, mas no caso da nova descoberta os pesquisadores tinham dezenas para trabalhar, tornando-os mais confiantes na sua estimativa.

Paul Barrett, especialista em dinossauros do Museu de História Natural de Londres, concorda que a nova espécie é “realmente uma grande criatura”. Ele advertiu, porém, que é difícil ter certeza sobre seu tamanho preciso, pois as estimativas são feitas com informações incompletas.

Fonte: BBC Brasil

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).