Inicio » Economia » Tem dívida? Saiba se vale a pena antecipar restituição de IR

Tem dívida? Saiba se vale a pena antecipar restituição de IR

Quem fez a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e tenha imposto a restituir pode antecipar o recebimento dos valores, em vez de esperar o pagamento da Receita Federal, que será feito em sete lotes, de junho a dezembro. Os bancos oferecem essa possibilidade de uma maneira parecida com o crédito consignado: assim que a restituição cair na conta do contribuinte, o pagamento é feito ao banco.
 

Tem dívida? Saiba se vale a pena antecipar restituição de IR
Tem dívida? Saiba se vale a pena antecipar restituição de IR

A antecipação da restituição de IR só pode ser feita no banco que o cliente informou na declaração. Caso queira antecipar a restituição em outro banco, o contribuinte deve fazer uma retificação da declaração, substituindo a conta corrente informada anteriormente.
 
Especialistas afirmam que, antes de contratar essa modalidade de crédito, o contribuinte deve pesquisar as taxas de juros e as condições propostas pelas instituições financeiras. Alguns bancos costumam solicitar o recibo de entrega da declaração para aprovar o contrato.
 
Vantagens e desvantagens
A Receita Federal informou que a restituição será paga de junho a dezembro, com prioridade para quem enviou a declaração no início do período, pessoas com mais de 60 anos e portadores de deficiência. Os valores são corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 11% ao ano. Dessa forma, embora quem entregou no fim do período ou após o prazo tenha de esperar mais para receber a restituição, os valores devolvidos terão uma correção maior.
 
“Quando você tem imposto a restituir e não recebe no primeiro lote, a Receita reajusta com base na Selic. Isso vai dar quase 1% ao mês”, afirma Rafael Fantato, diretor da LB Assessoria. Segundo ele, é vantajoso antecipar a restituição no caso de o contribuinte fazer alguma compra à vista ou em situações de emergência, como para gastos com saúde ou para pagar dívida no banco.
 
No caso de dívida bancária, a Serasa Experian diz que a antecipação pode ser conveniente para quitar uma dívida mais cara, como cartão de crédito ou cheque especial. Em média, segundo a empresa, a taxa de juros mensal da antecipação varia de 2% a 3,5%, enquanto a do cheque especial fica entre 6% a 10.
 
A Serasa também afirma que o contribuinte tem a opção de antecipar somente o necessário. Dessa maneira, é possível usar uma parte para pagar alguma dívida e deixar a outra para receber mais à frente, com a correção da Selic.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).