Inicio » Internacional » África » África – Unicef pede ajuda para milhares de crianças no Sudão do Sul

África – Unicef pede ajuda para milhares de crianças no Sudão do Sul

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu neste domingo o apoio da comunidade internacional para poder socorrer às centenas de milhares de crianças “em risco iminente” no Sudão do Sul.

“O sonho de um Sudão do Sul seguro e pacífico está se transformando em um pesadelo para suas crianças”, indicou em comunicado a vice-diretora executiva da Unicef, Yoka Brandt.

Segundo a agência da ONU, 80% das crianças com menos de cinco anos estão em “risco elevado de doença e morte” nos estados mais afetados pelos combates no país.

No conjunto do país, a Unicef calcula que até 50 mil crianças poderiam morrer de desnutrição, enquanto 740 mil menores de cinco anos correm risco de insegurança alimentar.

Além dos confrontos, um surto de cólera em Juba, que já foi confirmado pelas autoridades, também aparece como uma nova ameaça.

Meninos tentam vender peixes após a pesca em Nyal, Sudão do Sul
Meninos tentam vender peixes após a pesca em Nyal, Sudão do Sul

A Unicef lembrou que escolas e hospitais foram atacados e utilizados pelas partes em conflito, as quais recrutaram, no mínimo, 9 mil crianças-soldado.

A chamada da Unicef chega às vésperas da conferência de doadores que será realizada na próxima terça-feira em Oslo, onde a agência espera arrecadar fundos adicionais para continuar seus trabalhos no país africano.

Para o conjunto de 2014, a Unicef cifrou as necessidades para seu trabalho no Sudão do Sul em US$ 111 milhões, embora tenha advertido que os números estão crescendo conforme a deterioração da situação no país.

A crise política iniciada no Sudão do Sul em dezembro passado desencadeou um conflito étnico entre as comunidades, que se atacaram mutuamente nos últimos meses e deixaram milhares de mortos, enquanto o jovem país segue à beira de uma guerra civil.

AgÊncia EFE

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).