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Montes Claros – Credito imobiliário: Representantes da Caixa visitam PROCON e anunciam novidades

O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gustavo Henrique Nogueira, e o gerente geral da instituição, Sérgio Luiz da Silva, visitaram, semana passada, a sede do programa Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON), à Rua Doutor Veloso, em Montes Claros. Na oportunidade, anunciaram novidades nas normas de portabilidade de crédito imobiliário, com financiamentos através de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Montes Claros - Credito imobiliário: Representantes da Caixa visitam PROCON e anunciam novidades
Montes Claros – Credito imobiliário: Representantes da Caixa visitam PROCON e anunciam novidades

A medida permite que tomadores de financiamentos habitacionais possam transferir a operação de um banco para outra instituição financeira que ofereça juros e taxas mais baixos. Para que a operação seja concretizada, o prazo não pode ser superior ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito, uma vez que o sistema de amortização não pode ser alterado. Os bancos poderão reduzir o ganho baixando os juros e a taxa de administração. Se houver divergência entre os dados enviados, a Caixa poderá rejeitar a transferência da dívida ou solicitar a complementação de informações. Os motivos que podem implicar na negativa da transferência da dívida são o não recebimento de informações dos bancos envolvidos e dados cadastrais e financeiros inconsistentes.

Para o coordenador do PROCON de Montes Claros, advogado Leandro Aguiar, a portabilidade é interessante para os clientes, por não provocar grandes alterações com a mudança. “A medida visa estimular uma saudável concorrência entre os bancos, e o maior beneficiado será o cliente ou devedor de algum financiamento imobiliário com recursos do FGTS, que poderá verificar no mercado quem está praticando as melhores taxas e, se for o caso, solicitar a migração do seu crédito”, afirmou.

Os interessados também podem obter informações em todas as agências da CAIXA ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do banco (0800-726-0101).

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