Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcada por várias ações na cidade

Montes Claros – Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcada por várias ações na cidade

Neste último domingo, 18 de maio, o Brasil lembrou o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para atacar o problema, focando na prevenção e na sensibilização da sociedade a respeito do mesmo, diversas ações foram realizadas em Montes Claros, na semana que antecedeu ao dia 18.

As atividades começaram na segunda-feira, dia 12, com a capacitação “Desenvolvimento Humano: Aprender a ser, aprender a conviver, aprender a aprender e aprender a fazer”, realizada na sede da FIEMG sob coordenação do programa Vira Vida. Outras ações de destaque foram o Projeto Adolescer: “Direito ao desenvolvimento de uma sexualidade protegida e livre de violência”, com a participação dos alunos da Escola Estadual Dulce Sarmento e realizado através de parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Educação, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Poupança Jovem; uma Blitz Educativa realizada na BR135, com apoio da Polícia Rodoviária Federal; uma Ação Global, feita na quinta-feira, na Praça Doutor Carlos, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social; e o “III Tecendo Redes”, uma oficina de consolidação  da rede de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil, realizada na Escola Técnica e com a presença de assistentes sociais, enfermeiros, membros do Conselho Tutelar, da Polícia Federal e do Ministério Público, ou seja, dos diversos agentes que atuam diretamente na identificação e no combate ao problema.

Montes Claros - Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcada por várias ações na cidade
Montes Claros – Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcada por várias ações na cidade

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA – Segundo Lucas Arruda Pereira, presidente do Conselho Tutelar da 1º Região, entre maio de 2013 e maio de 2014 foram registradas, em Montes Claros, 117 denúncias de abuso (imposto pela força física ou ameaça) ou exploração (que é quando há uma troca, seja financeira ou de favores) sexual infanto-juvenil. Ele explica que a vítima típica, nestes casos, é do sexo feminino, e que a maior parte dos episódios de violência acontece na própria casa, executada por um parente ou amigo próximo da família.

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3221-2512, 3229-3520 ou pelo Disk 100.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).