Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Caps de Itacarambi promove manifestação no Dia de Luta Antimanicomial

Norte de Minas – Caps de Itacarambi promove manifestação no Dia de Luta Antimanicomial

Para marcar a passagem do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado neste domingo,18 de Maio, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, de Itacarambi, através da Prefeitura Municipal de Itacarambi realizou uma passeata pelas ruas centrais da cidade, com saída às 9h, da Praça da Prefeitura em frente do CAPS. Com o tema “LIBERDADE PARA DENTRO DA CABEÇA””, durante toda semana haverá ações relacionadas a luta Antimonicomial.
Esta é  uma grande oportunidade para que a população conheça  um pouco mais sobre o trabalho da instituição. O  foco principal é divulgar a luta antimanicomial. o trabalho do CAPS que hoje acolhe vários usuários que recebem atendimento profissional nas áreas de psiquiatria, psicologia, enfermagem e terapia ocupacional, visando a integração com a sociedade.

Norte de Minas - Caps de Itacarambi promove manifestação no Dia de Luta Antimanicomial
Norte de Minas – Caps de Itacarambi promove manifestação no Dia de Luta Antimanicomial

Depois de realizar a passeata pelas ruas da cidade, chegaram até a feira da Ceasa e  foi ofertado a população, apresentações teatrais, exposições de artesanatos confeccionados  pelos pacientes do Caps e apresentação musical. O evento teve a participação do Grupo de Estudo PROVOCAÇÕES  PSICOLÓGICAS de  Montes Claros.

O movimento da reforma psiquiátrica inciou-se na Itália a partir da segunda metade do século XX com repercussões no mundo inteiro e principalmente no Brasil. Aliado a ele nasceu também em 1987 (há 26 anos), em Bauru-SP, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial marcado profundamente pela ideia de defesa dos direitos humanos e resgate da cidadania das pessoas com transtornos mentais buscando uma sociedade justa e solidária, inclusiva e libertária, sem violência, com superação do estigma e preconceito.

A reforma psiquiátrica é um processo político e social, com transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, voltado para os direitos dos pacientes psiquiátricos em nosso país com a construção de redes de serviços e estratégias territoriais e comunitárias solidárias e inclusivas aos doentes mentais.

Por Vailton Ferreira

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).