Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Seminário de Turismo Sustentável em Itacarambi reúne várias autoridades e centenas de convidados

Norte de Minas – Seminário de Turismo Sustentável em Itacarambi reúne várias autoridades e centenas de convidados

No primeiro dia do Seminário de Turismo Sustentável que aconteceu na cidade de Itacarambi Norte de Minas, realizado na quinta-feira(15) no Clube Recreativo. Teve uma pauta bastante recheada com muito discurso e debate efetuados pelas autoridades presentes. Já era quase 09:00 horas quando centenas de pessoas se aglomeraram no salão nobre do clube. Estudantes, professores, profissionais de turismo, prefeitos, secretários, vereadores e outras personalidades civis e militares estiveram no seminário.

Norte de Minas -  Seminário de Turismo Sustentável em Itacarambi reúne várias autoridades e centenas de convidadosNorte de Minas -  Seminário de Turismo Sustentável em Itacarambi reúne várias autoridades e centenas de convidados
Norte de Minas – Seminário de Turismo Sustentável em Itacarambi reúne várias autoridades e centenas de convidados

A presença marcante foi dos Deputados da Assembleia Legislativa  do Estado de Minas Gerais: Carlos Pimenta, Adelmo Carneiro Leão – 3º vice-presidente da Assembleia e Luiz Henrique

Os deputados, tiveram a oportunidade de discursar e dispor suas opiniões referente o turismo sustentável existente na região do Norte de Minas inclusive em Itacarambi e Januaria. O foco mais discutido durante o seminário foi a questão da sustentabilidade do turismo. A escolha do tema do seminário deveu-se à proximidade de Itacarambi com o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, unidade de conservação federal de um valioso patrimônio geológico, arqueológico e da biodiversidade, criada ainda em 1999.

O deputado Adelmo carneiro enfatizou a questão do Rio São Francisco abordou temas como a regionalização e os aspectos mercadológicos do turismo, os desafios da preservação do patrimônio cultural da região, as perspectivas como atrativo turístico do Vale do Peruaçu e do Circuito Velho Chico e a possibilidade de interação entre elas e ainda a navegação e o turismo no Rio São Francisco.

O Prefeito Ramon Campos discursou,  falando sobre a abertura das Cavernas do Parque do Peruaçu dizendo que é chegado o momento de dá o  ponta pé inicial na realidade de  alavancar o que queremos no Norte de Minas. “É hora de buscar uma maneira de ter mais visibilidades na questão do turismo sustentável da região. Falou sobre a grande oportunidade de ter agora batendo em nossas portas, sobre a questão da realização do Seminário de Turismo Sustentável. Completou dizendo que esta concentração não chama somente atenção do Brasil e sim do mundo inteiro”. Informou ainda que no dia 13 e 14 maio estará recebendo em nossa região um grupo de pessoas importantes que vão fazer uma vistoria no Rio São Francisco, rio Pandeiros  e no rio Peruaçu, visando mostrar o potencial turístico existente na região. Visando criar uma divulgação internacional, fechando uma parceria no potencial do turismo. E precisa desenvolver muitas politicas individualmente pelos municípios que podem se beneficiar com este evento, citando  Itacarambi, Cônego Marinho, Januaria, Pedras de Maria da Cruz para receber os turistas com mais potencialidade. Que tenha um atrativo para que eles ficam por aqui também. Informou ainda sobre a questão da orla da cidade de Itacarambi, que precisa passar por um projeto promissor. Completou dizendo que fará um aquário de pequeno porte para mostrar para os turistas as espécies de peixes existentes na Bacia do  rio São Francisco, que seja um ponto atrativo para atrair os turistas. Finalizou dizendo que já reuniu com todos os prefeitos da região e falou sobre a construção de uma ponte para que haja um acesso das pessoas de outras cidades até a região de Itacarambi e outras cidades.

Enfim, todas as autoridades conseguiram debater com palestra as questões existentes na região de Itacarambi. Nesta sexta-feira dia 16 o ultimo dia do Seminário ocorrerão, no Centro Vida e Arte de Itacarambi, oficinas com o intuito de proporcionar a troca de experiências e o compartilhamento de informações entre os especialistas convidados para o evento e donos de pousadas, restaurantes e bares, além de guias de ecoturismo, artesãos e grupos culturais da região.

A realização do Seminário de Turismo Sustentável teve o apoio da Prefeitura de Itacarambi, Sebrae, ICMBio, Iepha, Administração da Hidrovia do Rio São Francisco, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Capitania Fluvial do São Francisco, Circuito Serra do Cabral e Circuito Velho Chico.

Por Vailton Ferreira

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).