Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – SAMU registra aumento de ligações falsas pelo 192

Norte de Minas – SAMU registra aumento de ligações falsas pelo 192

O número de ligações de brincadeira para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) continua preocupante. Cerca de 19% dos chamados recebidos pelo 192 no Norte de Minas são trote – cerca de 12 ligações por hora.

Além dos inúmeros chamados feitos por crianças, especialmente no horário de entrada e saída da escola, feriado e período de férias, a central de regulação do serviço também recebe muitas ligações feitas por adultos, e estas causam prejuízos ainda maiores, já que conseguem convencer os atendentes e acabam gerando o empenho de unidades de atendimento sem necessidade.

Norte de Minas - SAMU registra aumento de ligações falsas pelo 192
Norte de Minas – SAMU registra aumento de ligações falsas pelo 192

O SAMU Macro Norte recebe uma média mensal de 45.869 chamados para atendimentos nos 86 municípios de sua área de cobertura. Desses, cerca de 8.625 são ligações de brincadeira. Somente nos quatro primeiros meses desse ano já foram contabilizados quase 35 mil trotes. Em 2013, a média mensal de ligações para o 192 foi de 35.094, sendo 5.664 trotes, correspondendo a 16% das ligações. “Os trotes sobrecarregam as linhas e atrapalham o trabalho dos atendentes, que precisam ficar atentos para identificar se o chamado é real ou de brincadeira”, observa Enius Freire Versiani, coordenador do SAMU Macro Norte.

A prática é considerada crime. De acordo com a lei, quem passar trotes para serviços de urgência e emergência terá que ressarcir aos cofres do Estado todos os gastos provocados pela ligação de má fé, como combustíveis, equipamentos utilizados e profissionais mobilizados.

Segundo o Ministério da Saúde, cada saída de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) custa, em média, R$2.300,00, e a de Suporte Básico (USB), custa cerca de R$1.100,00 aos cofres públicos.

Para tentar combater esse tipo de crime, desde maio de 2012 os telefones utilizados para ligar para o serviço no Norte de Minas estão sendo rastreados e, como medida preventiva, os números identificados nas ligações falsas e quantas vezes foram feitas chamadas por eles ficam registrados no sistema, servindo de alerta para o atendente checar, ainda por telefone, se a ligação se trata mesmo de uma emergência.

O SAMU 192 presta atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas e o socorro é feito após chamada gratuita pelo 192. Ao ligar para o 192 o solicitante é atendido por um auxiliar de regulação que, após fazer a primeira triagem do chamado, encaminha a ligação para o médico regulador para que ele decida se o caso necessita ou não do envio de uma ambulância.

QUANDO CHAMAR O 192

O número 192 deve ser chamado em caso de acidentes de trânsito (atropelamentos, colisão entre veículos, capotamentos), por problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena, trauma ou queimadura, quadros infecciosos graves, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, casos de tentativas de suicídio, crises hipertensivas severas, afogamento, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos e para transferências inter-hospitalares de pacientes graves.

Ao identificar uma situação de urgência como essas é só ligar 192. Este número é gratuito e dispensa cartões telefônicos ou crédito no celular.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).