Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Prefeita e vice de Ibiaí têm cassação confirmada

Norte de Minas – Prefeita e vice de Ibiaí têm cassação confirmada

Mais uma cidade de Minas Gerais terá que fazer novas eleições, após a Justiça Eleitoral caçar o prefeito eleito. Nesta terça-feira, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou, por maioria de votos, a cassação da prefeita eleita de Ibiaí, Sandra Maria Fonseca Cardoso (PHS) e seu vice, Kleber Henrique e Freitas Martins (PP). Os dois foram acusados de abuso de poder econômico e gasto ilícito de recursos de campanha eleitoral e ainda se tornaram inelegíveis por oito anos. Com a decisão de hoje, Ibiaí se junta a Ipiaçu, no Triângulo Mineiro, outra cidade onde os eleitores terão novo pleito para o Executivo municipal. Segundo o TRE, cerca de 19 municípios aguardam julgamento de ações.

Sandra Maria Fonseca Cardoso (PHS)
Sandra Maria Fonseca Cardoso (PHS)

A prefeita de Ibiaí foi acusada de ter omitido da prestação de contas valores gastos com publicidade pesquisa, combustível e locação de imóvel para comitê. Segundo os partidos que representaram contra Sandra – PSDB, PRB e PT -, a declaração é incompatível com a “magnitude da campanha realizada por ela”. De acordo com o relator do processo, desembargador Geraldo Augusto, as inconsistências deixaram “clara a existência de caixa dois”. “Verifica-se que é incontestável a gravidade da conduta dos recorrentes, considerando-se a vultosa campanha realizada, em total inobservância das normas legais pertinentes, em um município de pequena dimensão e com eleitorado de apenas 6.281 eleitores”, ressaltou.

No dia 06 de abril deste ano, os eleitores de São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata, escolheram Claudionir (PMDB) e o vice Zé Antônio Alves. A eleição foi a primeira do ano de 2014 e a décima após as eleições de 2012. Em 2013, os eleitores de Biquinhas, Cachoeira Dourada, Diamantina, São João do Paraíso, Santana de Cataguases, Água Boa, Mathias Lobato, Montezuna e Santa Helena de Minas tiveram novo pleito.

Marcelo Ernesto – Portal EM

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).