Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – 33ª EXPÔJANAÚBA começa nesta sexta-feira

Norte de Minas – 33ª EXPÔJANAÚBA começa nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 30 de maio, terá início a 33ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária de Janaúba – através da qual será apresentado o que há de melhor na pecuária e na agricultura deste municípios e de outras localidades que compõem a região da Serra Geral de Minas e o Norte do estado.

Norte de Minas - 33ª EXPÔJANAÚBA começa nesta sexta-feira
Norte de Minas – 33ª EXPÔJANAÚBA começa nesta sexta-feira

Com a expectativa de reunir mais de 260 mil pessoas nos 10 dias de evento, a 33ª ExpôJanaúba será estendida até o dia 8 de junho, a exposição prevê uma movimentação financeira em torno de R$ 70 milhões incluindo o leilão de aproximadamente 8 mil animais, a maioria bovino nelore, comercialização na área do agronegócio, artesanato, agricultura e agroindústria familiar, automóveis, prestação de serviço, financiamento bancário, lazer e entretenimento.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, a ExpôJanaúba é o evento mais esperado do ano nesta cidade, pois movimenta toda a cadeia social e econômica do município. “Desde novembro passado, quando iniciamos a comercialização de passaporte, até após a ExpôJanaúba, a exposição proporciona emprego e renda”, explica José Aparecido ao citar que são proporcionados em média 600 empregos diretos e mais de 2 mil empregos indiretos.

A ExpôJanaúba é considerada como uma das mais importantes de Minas Gerais, sendo superada apenas pela Expozebu – exposição internacional do gado zebu – que é realizada em Uberaba. Isso, segundo José Aparecido, decorre pelo fato de que a região de Janaúba detém bovino de alta linhagem e qualidade e oferece uma produção agrícola, principalmente frutas, que atendam os padrões de comercialização interna e exportação.

Parte do secretariado do governo de Minas Gerais prestigiará a cerimônia de abertura da 33ª ExpôJanaúba, numa demonstração de reconhecimento por parte do governo quanto à exposição que é realizada pelo Sindicato Rural de Janaúba, instituição que completa 46 anos de atuação. Pelo lado do governo federal haverá a representatividade de dirigentes de órgãos públicos.

Pelo menos cinco secretários de estado confirmaram presença na abertura da 33ª ExpôJanaúba. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Luiz Coelho Merlo, retornará à ExpôJanaúba, uma vez que ele esteve aqui no ano passado, na condição de secretário adjunto da mesma pasta.

Também estarão na abertura da exposição agropecuária de Janaúba os secretários de estado Raimundo Benoni Franco (de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais), Eduardo Prates Octaviani Bernis (de Trabalho e Desenvolvimento Social), Alceu José Torres Marques (de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Rômulo de Carvalho Ferraz (de Defesa Social).

A 33ª ExpôJanaúba tem respaldo do sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), incluindo o Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Sebrae Nacional será representado por Roberto Simões, será representado por Cláudio Luiz de Souza Oliveira, gerente da regional Norte do Sebrae Minas.

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, também confirmou presença, assim como outros deputados estaduais e federais e prefeitos e vereadores do Norte de Minas, além de representantes de segmentos sociais. Convidados pela diretoria do Sindicato Rural de Janaúba e impossibilitados de comparecer à 33ª ExpôJanaúba, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, desejaram êxito ao evento. “Gostaria de saudar o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba pela brilhante iniciativa e reiterar o meu reconhecimento no agronegócio para o fortalecimento da economia nacional”, expressa em ofício o senador Aécio Neves em resposta ao convite e informando da impossibilidade de prestigiar a abertura da 33ª ExpôJanaúba, nesta sexta-feira, dia 30 de maio. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba).

Por Oliveira Júnior

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).