Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Norte de Minas em Ação reúne ações estratégicas para execução até 2022

Norte de Minas – Norte de Minas em Ação reúne ações estratégicas para execução até 2022

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável – Norte de Minas em Ação -, foi institucionalizado pela ADENOR, na última terça-feira, 27 de maio, durante o Fomenta Minas.  O Plano foi elaborado por  empresários, lideranças de entidades de classe e gestores municipais das microrregiões de planejamento do Norte de Minas, com apoio metodológico do Sebrae Minas, em parceria com a ADENOR.  

 Pávilo Miranda apresentou o documento “Norte de Minas em Ação” a autoridades, na foto, com Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae em Minas
Pávilo Miranda apresentou o documento “Norte de Minas em Ação” a autoridades, na foto, com Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae em Minas

O Programa Líder do Sebrae é o sustentáculo do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável – Norte de Minas em Ação, que trata as vocações e potencialidades regionais, traz todo um posicionamento estratégico acompanhado de uma agenda de prioridades voltadas para a alavancagem deste processo na região, estruturado em nove eixos estratégicos, com o horizonte de implantação até 2022.

 Pávilo Miranda, presidente da ADENOR, apresentou o ” Norte de Minas em Ação” ao público em geral e entregou um exemplar a cada autoridade e liderança de entidade presente. Ele destacou  a missão, valores e visão de futuro focada em transformar o Norte de Minas em lugar de oportunidades, de viver bem e ser feliz. Apresentou ainda os nove eixos para o desenvolvimento regional, definidos. São eles: Agronegócio,Cultura, Lazer e Turismo, Educação, Geração de Energia, Gestão Empresarial, Gestão Pública, Logística, Mineração e Saúde, contemplados no mapa estratégico do Norte de Minas, parte integrante do plano.

Durante a apresentação, foram elencadas algumas manchetes sobre a região que a sociedade gostaria até 2022: “O Norte de Minas erradica o analfabetismo; A região é destaque na produção de energia renovável; Inaugurado Parque Tecnológico no Norte de Minas; Construído o terminal intermodal em Pirapora; Montes Claros já possui transporte de carga aérea; IDH do Norte de Minas está acima da média do restante do Estado; Cinco hospitais de alta complexidade são inaugurados na cidade e ainda, “Projeto Norte de Minas em Ação comemora a realização de seu plano estratégico”.

O Superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, resumiu o “Norte de Minas em Ação”: “As conquistas se dão apenas com uma boa mobilização em torno de um plano estratégico, objetivos e uma visão de futuro bem colocadas, e que não se apresente apenas no papel, mas na  força de vontade. Este é o projeto que vi aqui, dessa forma, por isso o Sebrae se coloca sempre como parceira”.

Entre os participantes do Grupo Líder, Flavia Tatiana Ribeiro de Oliveira,  Presidente da ACI de Pirapora,  diz que o Programa Líder Norte de Minas, não ficará neste trabalho somente. “Em Pirapora, estamos levando o projeto para a microrregiões”. Florito Pereira Gomes, empresário e ex-presidente da ACE de Espinosa, pontua que cresceu muito pessoalmente: “Enriqueci demais, achei que não fosse digno de participar do grupo. Creio que  todos nós contribuímos uns com os outros. Foi excelente conhecer o local onde a gente mora, nossos valores materiais e de caráter empreendedor; pois deixamos de lado a questão climática, de nos colocar como coitados, para sermos verdadeiros agentes do desenvolvimento. Com este trabalho vamos abrir os horizontes e colocar o plano em ação”.

Reinaldo Landulfo, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros e ex- prefeito de Capitão Enéas, enfatiza a importância do lançamento do ‘Norte de Minas Ação”. “É um momento de grande satisfação, depois de um ano de trabalho, esta união ajudará a desenvolvermos uma governança a partir da ADENOR, para que todos os setores público e privado abracem esta causa, para chegarmos em 2022 com boas notícias”. Adauto Marques, presidente da Regional Norte da Fiemg, completa ao afirmar que “todas as entidades devem apoiar esta iniciativa, pois não podemos pensar no desenvolvimento de Montes Claros sem pensar na região, principalmente, a Fiemg, que abrange 130 municípios”.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).