Inicio » Empreender em Foco » Parceria da Caixa Econômica com a Prefeitura oferece empréstimos a juros baixos para quem quer investir no próprio negócio

Parceria da Caixa Econômica com a Prefeitura oferece empréstimos a juros baixos para quem quer investir no próprio negócio

O programa de Microcrédito Orientado “Crescer” da Caixa Econômica Federal tem como objetivo incentivar o crescimento dos empreendedores informais e, consequentemente, sua formalização. Assim, são concedidos a estes trabalhadores empréstimos a juros de 5% ao ano.

Parceria da Caixa Econômica com a Prefeitura oferece empréstimos a juros baixos para quem quer investir no próprio negócio‏Parceria da Caixa Econômica com a Prefeitura oferece empréstimos a juros baixos para quem quer investir no próprio negócio‏Parceria da Caixa Econômica com a Prefeitura oferece empréstimos a juros baixos para quem quer investir no próprio negócio‏
Parceria da Caixa Econômica com a Prefeitura oferece empréstimos a juros baixos para quem quer investir no próprio negócio‏

O primeiro empréstimo sempre tem o valor de R$ 1.100, divido em 6 vezes. Mas, a partir do pagamento, em dia, da quarta parcela, é possível começar a contrair empréstimos de valores maiores, de até 14 mil reais.

Em Montes Claros, o programa do Microcrédito funciona via convênio entre a Caixa e a Prefeitura, através da Diretoria de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. É da responsabilidade do município o cadastro e as visitas aos beneficiados (antes e após o empréstimo), para verificar e acompanhar a destinação dos recursos. Além disso, a Prefeitura também fornece educação financeira aos empreendedores, formados em sua maioria por sacoleiros, vendedores de cosméticos, mototaxistas e donos de lanchonetes, salões de beleza e oficinas mecânicas.

Pegar um empréstimo através do Microcrédito Orientado é muito fácil: basta comparecer na sala 224, no segundo andar da Prefeitura, munido de Documento de Identidade, CPF, Comprovante de Endereço e de Renda (se houver). Não é necessário avalista. Quando tudo corre bem, são cerca de 7 dias úteis até que o dinheiro esteja na conta do empreendedor.  

No caso de dona Francisca Machado Pereira, foram 12 dias de espera. Há cerca de dois anos trabalhando com artesanato (bisqui, bordado, pintura em tecido), ela utilizou o valor do empréstimo para comprar matéria-prima para o seu trabalho, que tem boa saída entre sua clientela, já formada. Mas Francisca mira voos mais altos: vai alugar um ponto e montar uma loja, já que atualmente suas vendas são feitas em um espaço improvisado na garagem de sua casa, no bairro Renascença. Para isso, ela pretende pegar outro empréstimo. “Sem mercadoria, não tem como começar”, afirma a artesã, que é só elogios para o atendimento que recebeu na Prefeitura. “Fui bem atendida, e não tem burocracia. Já aumentei meu lucro, e tenho muitas encomendas”, comemora.

Já para Angélica Queiroz, do bairro Santos Reis, o empréstimo foi praticamente o início de tudo. Ela, que antes realizava vendas de casa em casa, pôde montar uma lojinha em um espaço da própria residência. No ponto, que ela batizou de A & B Acessórios, vende produtos que adquiriu em São Paulo e Belo Horizonte. As viagens foram possíveis graças ao dinheiro do empréstimo. “Sem ele, ia ser difícil para mim”, explica Angélica, que tem na nova loja a principal renda da família.

Já Anivla Danielly Rodrigues, há dois meses beneficiada pelo empréstimo, utilizou o dinheiro para efetuar melhoras em seu comércio, uma pequena padaria no bairro Guarujá. “Foi super fácil, o juro é baixo, é um incentivo para o microempreendedor”, diz, empolgada.

Para Denise Aguiar, gerente municipal do Microcrédito, o programa é um sucesso na cidade.  “Começamos a operar em fevereiro deste ano, e já recebemos 263 solicitações de crédito”, conta, explicando que, destas, cerca de 200 foram aprovadas. O que chama a atenção é o baixo índice de inadimplência dos empréstimos: 0%. “A Caixa está bastante satisfeita com o resultado alcançado”, revela Denise, que tem como função visitar e acompanhar os pequenos empreendedores. “O valor do programa está em perceber a satisfação da pessoa que estava com uma dificuldade e que o projeto ajudou a ter uma visão de crescimento. [O microcrédito] abre o leque de possibilidades para o empreendedor que está na informalidade”, diz.

“O microcrédito veio para ajudar as pessoas que não tiveram oportunidade a melhorarem sua condição de vida, através de uma fonte de renda. Nós somos testemunhas de pessoas que foram beneficiadas com o microcrédito, e esta oportunidade mudou a realidade delas, aumentando sua autoestima”, afirma Salete Nether, diretora de Qualificação Profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente, na Prefeitura de Montes Claros (sala 224, no segundo andar), ou pelo telefone 3229-3168.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).