Inicio » Internacional » Europa » Europa – Milhares vão às ruas na Espanha a favor da república no país

Europa – Milhares vão às ruas na Espanha a favor da república no país

Milhares de pessoas se reuniram, nesta segunda-feira, na praça Puerta del Sol, em Madri, a favor de um sistema republicano e para pedir a realização de um referendo sobre a continuidade ou não da monarquia na Espanha. O protesto, que também aconteceu em mais de trinta cidades em todo o país, acontece no mesmo dia em que o rei Juan Carlos abdicou do trono em favor do filho, o príncipe Felipe de Bourbon.

Pelo menos 1.500 pessoas participaram do início da manifestação, segundo a polícia, que indicou que o número de manifestantes aumentou ao longo do dia
Pelo menos 1.500 pessoas participaram do início da manifestação, segundo a polícia, que indicou que o número de manifestantes aumentou ao longo do dia

O ato acontece em reação a uma convocação de organizações republicanas. Os participantes, recrutados por movimentos sociais sob o lema “Xeque à Monarquia. Processos Constituintes” pedem a realização de um referendo sobre o assunto.

Pelo menos 1.500 pessoas participaram do início da manifestação, segundo a polícia, que indicou que o número de manifestantes aumentou ao longo do dia. As autoridades consideraram o protesto ilegal por ter não sido solicitada autorização.

Não houve confronto entre os manifestantes, que agitavam bandeiras republicanas e diziam palavras de ordem como “Vá embora, Felipe”, “Bourbon, sem pensão” e “Espanha amanhã será republicana”.

O anúncio de abdicação acontece uma semana depois de os partidos majoritários, o Partido Popular (PP) e o Partido Socialista do Trabalhador Espanhol (PSOE, em espanhol), ambos firmes defensores da monarquia, conquistarem o pior resultado conjunto em uma das eleições. Ao mesmo tempo, partidos abertamente republicanos crescem.

Cinco deputados do partido Esquerda Unida, liderados pelo coordenador geral, Cayo Lara, e membros de partido ecologista Equo, liderados por Juan López de Uralde também participaram da manifestação.

Lara declarou que “a república não chegou ainda, mas já está mais próxima com a abdicação do rei” e sustentou que “é o momento de dar o direito do povo soberano falar, que os cidadãos decidam se querem uma monarquia ou uma república”.

Com informações da Reuters e da EFE.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).