Inicio » Internacional » Europa » Europa – Rei Juan Carlos anuncia que vai abdicar ao trono da Espanha

Europa – Rei Juan Carlos anuncia que vai abdicar ao trono da Espanha

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta segunda-feira que o rei Juan Carlos lhe  anunciou que irá abdicar ao trono, e que fará um comunicado à nação nas próximas horas. De acordo com o jornal El País, Rajoy afirmou que o próprio rei irá explicar as razões de sua abdicação.

Rei Juan Carlos assina carta de abdicação ao trono espanhol
Rei Juan Carlos assina carta de abdicação ao trono espanhol

“Quero transmitir que este processo acontecerá em um contexto de estabilidade institucional e como prova da maturidade de nossa democracia”, afirmou o chefe do governo espanhol.

Juan Carlos, 76 anos, está à frente do trono espanhol desde 1975, período em que a democracia voltou ao país, após anos da ditadura franquista. Seu filho Felipe de Borbón, 46 anos, o príncipe de Astúrias, irá assumir o trono.

“Vi o rei convencido de que este é o melhor momento para que possa acontecer, com toda normalidade, a mudança na chefia de Estado e a transmissão da coroa ao príncipe Felipe, que reinará como Felipe VI”, disse Rajoy.

Carta de abdicação entregue pelo monarca ao chefe do governo espanhol
Carta de abdicação entregue pelo monarca ao chefe do governo espanhol

O chefe do governo espanhol prestou homenagem ao rei ao afirmar que “renuncia ao trono uma figura histórica tão estreitamente vinculada à democracia espanhola que não é possível entender uma sem a outra”.

“A todos nos deixa uma enorme dívida de gratidão”, acrescentou Rajoy, antes de informar que na terça-feira acontecerá um conselho de ministros extraordinário sobre o processo de sucessão.

Juan Carlos assumiu o trono em 22 de novembro de 1975, apenas dois dias depois da morte do ditador Francisco Franco, que o havia nomeado seu sucessor. Muito popular, especialmente após a oposição a uma tentativa de golpe de Estado em 23 de fevereiro de 1981, a aceitação do monarca entre os espanhóis caiu nos últimos anos após uma série de escândalos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).