Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Terreno da antiga fábrica da Coteminas pode abrigar a cidade adminsitrativa

Montes Claros – Terreno da antiga fábrica da Coteminas pode abrigar a cidade adminsitrativa

Sem recursos para bancar despesas do dia a dia, cidades do interior de Minas tentam driblar o orçamento para construir centros administrativos, inspirados na Cidade Administrativa do governo de Minas, cujo projeto é da lavra do renomado e já falecido arquiteto Oscar Niemeyer. Alguns projetos têm as linhas curvas de Niemeyer, mas um orçamento bem mais modesto do que o do estado, que custou cerca de R$ 900 milhões. No entanto, nem todos vingam e acabam virando uma dor de cabeça, ou melhor, um elefante branco. Pelo menos 16 cidades, incluindo a capital mineira, já construíram ou vão construir centros administrativos.

Em Montes Claros, o terreno da antiga fábrica da Coteminas pode abrigar o complexo da prefeitura
Em Montes Claros, o terreno da antiga fábrica da Coteminas pode abrigar o complexo da prefeitura

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), também quer construir uma cidade administrativa. O projeto ainda não está pronto, mas a estimativa é de que a obra custe cerca de R$ 40 milhões, incluindo os gastos com a compra do mobiliário. O prefeito informou que já iniciou entendimentos com a Coteminas, para a instalação da futura sede administrativa no terreno de uma antiga fábrica do grupo têxtil, perto do aeroporto local.

Ruy Muniz disse que existem outras duas opções: um imóvel de 500 mil metros quadrados no Bairro Ibituruna (região nobre do município), onde a nova sede poderia ser edificada por meio de uma parceria publico-privada (PPP); e um outro terreno, próximo a área urbana, as margens da BR-251, onde um grupo empresarial monta um novo loteamento. Segundo ele, os investidores se dispuseram a doar a construção, se a prefeitura concordasse em se transferir para o local, o que valorizaria comercialmente a área. Mas o prefeito admite que as negociações estão mais avançadas com a Coteminas.

Memória

Curvas do gênio
A última grande obra do arquiteto Oscar Niemeyer foi um complexo administrativo de 804 mil metros quadrados, com cinco edificações, que abrigam cerca de 16 mil funcionários. A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi inaugurada, em Vespasiano, Região Norte de Belo Horizonte, em março de 2010 e passou a abrigar a sede do governo do estado e todas as secretarias. O prédio principal é o Palácio Tiradentes, onde fica o novo gabinete do governador. Suspensa por mais de mil cabos de aço, a edificação tem 26 metros de largura e 147 metros de comprimento. A distância entre a construção e o solo é de 5,66m de altura. O complexo inclui dois edifícios idênticos – o Minas e o Gerais –, um centro de convivência e o auditório em forma côncava com capacidade para 490 pessoas.

Por Luiz Ribeiro

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Saiba como usar o cartão de crédito ZenCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Saiba como usar …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).