Inicio » Mais Seções » Veja o que muda com o novo OS X Yosemite da Apple

Veja o que muda com o novo OS X Yosemite da Apple

Nesta segunda-feira, a Apple apresentou o novo sistema operacional para os computadores Mac, o OS X Yosemite. Este era um dos lançamentos esperados para a conferência de desenvolvedores da empresa, a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece nesta semana em São Francisco (EUA).

Vice-presidente de engenharia da Apple, Craig Federighi apresenta o Mac OS X Yosemite
Vice-presidente de engenharia da Apple, Craig Federighi apresenta o Mac OS X Yosemite

O sucessor do Maverick ganhou seu nome em homenagem ao Parque Nacional de Yosemite, localizado na Califórnia. O sistema teve mudanças sutis no design, novas funções e mais continuidade entre os diversos gadgets da marca. Este último recurso ganhou destaque na conferência: com os novos sistemas do Mac e iOS, será possível começar a escrever um SMS no iPhone e terminar em um Macbook, por exemplo, assim como atender uma chamada pelo computador ou iPad. O interessante é que os computadores conseguem reconhecer o iPhone do usuário automaticamente, sem que seja necessário configurar o telefone antes. A ideia é que o usuário nem precise tocar no smartphone, o gadget pode até estar guardado na bolsa.

iCloud Drive
A empresa também apresentou o iCloud Drive, aplicativo de armazenamento na nuvem, similar ao Dropbox e Google Drive. Nele, o usuário poderá salvar arquivos e fotos em pastas e marcadores, e estarão acessíveis pelo Finder nos Macs. Tudo o que for salvo na nuvem pode ser acessado de qualquer dispositivo iOS e outros Macs, e a novidade é que o app vai rodar em Windows também. Por trás dessa iniciativa, a Apple pode conseguir que mais consumidores usem seus produtos e serviços.

Mail Drop
Já a nova função Mail Drop vai permitir enviar anexos de até 5 GB pelo iCloud. Entre os usuários do aplicativo de e-mail da Apple, os anexos serão recebidos automaticamente, enquanto quem usa outros sistemas recebe um link por e-mail para fazer o download dos arquivos. Também no e-mail, será possível fazer anotações, desenhar e escrever nas mensagens, fotos e PDFs que são enviados.

Design
No design, os aplicativos ganharam novos ícones, ainda com a mesma aparência simples característica da Apple. As janelas das aplicações se tornaram translúcidas, portanto, ao abrir um programa, é possível ver as cores do fundo de tela. Cada aplicação da empresa também teve mudanças simples no visual.

Central de notificações e Spotlight
A central de notificações se tornou mais interativa, e é possível adicionar widgets de aplicativos e personalizá-los da maneira que o usuário preferir. O Spotlight – que realiza buscas no Mac – pode ser acessado clicando no meio da tela para ativar o campo de digitação. A função também vai sugerir automaticamente termos de busca.

Safari
No campo de digitação do endereço do Safari, as sugestões do Spotlight vão aparecer. O navegador terá botões mais acessíveis para o compartilhamento de conteúdos, seja por e-mail, Airdrop, redes sociais ou contatos que o usuário conversou recentemente. 

Ao abrir uma nova aba, uma visão geral de todas as abas vai aparecer, e uma barra de rolagem horizontal poderá mostrar todas as janelas em funcionamento. O navegador vai suportar aplicações como WebGL para gráficos 3D e HTML5 para vídeos premium, o que significa que o usuário não precisará instalar nenhum plugin para assistir ao Netflix, por exemplo. 

O OS X Yosemite está disponível para desenvolvedores a partir desta segunda-feira, e será lançado gratuitamente para os consumidores no outono do hemisfério norte, ou primavera para os brasileiros.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).