Inicio » Internacional » Europa » Europa – Papa Francisco nomeia 3 não italianos para órgão financeiro da Igreja

Europa – Papa Francisco nomeia 3 não italianos para órgão financeiro da Igreja


Reviewed by:
Rating:
5
On 5 de junho de 2014
Last modified:17 de dezembro de 2014

Summary:

Europa - Papa Francisco nomeia 3 não italianos para órgão financeiro da Igreja

O Papa Francisco designou nesta quinta-feira três não italianos para o Conselho da direção da Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé, anunciou o Vaticano.

Num ato que dá continuidade à reforma profunda da Cúria, o Papa afastou cinco italianos que eram membros da AIF.

Francisco quer mudar a cara da Cúria nomeando laicos, não italianos e, em menor número, mulheres
Francisco quer mudar a cara da Cúria nomeando laicos, não italianos e, em menor número, mulheres

Esta entidade foi criada por Bento XVI para prevenir e lutar contra a lavagem de dinheiro no Vaticano e estava, até o momento, composta exclusivamente por especialistas italianos.

Entre os novos conselheiros, o pontífice nomeou o suíço, Marc Odendall, o cingapuriano, Joseph Yuvaraj Pillay, e o americano, Juan Carlos Zarate, um dos conselheiros do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assim como a única italiana, Maria Bianca Farina.

Francisco busca com estas nomeações acabar com a “velha guarda”, segundo confidenciou uma fonte vaticana à agência especializada, I.Media. O pontífice quer globalizar a Cúria com a nomeação de laicos, não italianos e, discretamente, mulheres.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).