Inicio » Internacional » Europa » Europa – Pesquisa revela que 49% dos espanhóis preferem monarquia

Europa – Pesquisa revela que 49% dos espanhóis preferem monarquia


Reviewed by:
Rating:
5
On 8 de junho de 2014
Last modified:17 de dezembro de 2014

Summary:

Europa - Pesquisa revela que 49% dos espanhóis preferem monarquia

Uma pesquisa publicada neste domingo pelo jornal El País demonstrou que 49% dos espanhóis apoiam uma monarquia com o príncipe Felipe como rei, enquanto 36% desejam a instauração de uma república. Além disso, segundo a enquete realizada pelo instituto Metroscopia, 62% dos cidadãos pensam que deveria ser realizado um plebiscito sobre o modelo de Estado.

Juan Carlos abdicou do trono em favor de seu filho mais popular, o príncipe Felipe
Juan Carlos abdicou do trono em favor de seu filho mais popular, o príncipe Felipe

A pesquisa também indicou um amplo apoio dos espanhóis à abdicação do rei Juan Carlos, assim como um alto reconhecimento do trabalho realizado pelo monarca. Para 62% dos entrevistados, “em algum momento” deve ser convocado um plebiscito para que a população decida se a Espanha deve seguir como uma monarquia ou não, vontade que é mais visível entre os jovens.

Esta pesquisa foi realizada a partir de mil entrevistas nos dias 4 e 5 de junho.

O jornal La Razón publicou hoje outra pesquisa, realizada pelo instituto NC Report entre os dias 2 e 6 de junho a partir de 900 entrevistas, que demonstrou que 77,4% dos espanhóis consideram bom ou muito bom o reinado de Juan Carlos I.

Além disso, 89,6% dos entrevistados entendem os motivos de sua abdicação. Já 72,3% acredita que a monarquia dá estabilidade à nação, enquanto 87% acredita que o príncipe está preparado para assumir a Coroa.

Agência EFE

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).