Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade terá cadastro imobiliário atualizado e informatizado

Montes Claros – A cidade terá cadastro imobiliário atualizado e informatizado

A Prefeitura de Montes Claros iniciou o recadastramento de 150 mil imóveis no município por meio do geoprocessamento dos dados, um serviço que consiste na coleta e organização de informações geográficas por meio de tecnologias avançadas e profissionais qualificados. O desenvolvimento desse serviço tem como objetivo atualizar o planejamento da cidade, mensurando a real situação dos imóveis. Também tem como meta mapear as áreas verdes e ter uma visão global da cidade no que se refere à distribuição dos serviços municipais. O serviço está sendo executado pela empresa GeoSat Serviços de Cartografia, que mantém uma equipe de 50 profissionais para realizar a captação das imagens via satélite e trabalhos de campo.  “Esse geoprocessamento fornece uma quantidade absurda de informações que poderão ser usadas em prol da cidade”, afirma o consultor da GeoSat, Marcos Esdras.

Montes Claros - A cidade terá cadastro imobiliário atualizado e informatizado
Montes Claros – A cidade terá cadastro imobiliário atualizado e informatizado

O prefeito Ruy Muniz esteve nesta quinta-feira no setor responsável pelo recadastramento e atualização dos dados. Durante a visita, destacou a importância desse trabalho e declarou: “Nosso banco de dados estava na idade da pedra, tudo era registrado manualmente, no papel. Agora, estamos usando a melhor tecnologia para que todas as informações da cidade sejam informatizadas. O investimento que fizemos vai culminar não só na readequação do IPTU à realidade do imóvel como também em um melhor planejamento do município, o que ajudará também na elaboração de melhores propostas de políticas públicas para a sociedade”.

Segundo o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia, Guilherme Veloso, o investimento para a concretização do serviço é de R$ 1 milhão e 600 mil, destinados à contratação da empresa, aquisição de equipamentos (como aparelhos de GPS e tablets), treinamento dos profissionais, entre outras demandas. “O nosso objetivo é melhorar o planejamento da cidade. Para isso, ter dados digitalizados é o primeiro passo. Há vários anos, outras administrações tentaram fazer isso e só agora estamos, de fato, realizando esse trabalho”, destacou o secretário.

Até o momento, já foram recadastradas as áreas da região sul, sudeste e sudoeste da cidade. A região central será recadastrada na última fase. A previsão é de que o serviço seja concluído em fevereiro de 2015.
 
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).