Inicio » Mais Seções » Doodle traz lado humano da informação, diz Google

Doodle traz lado humano da informação, diz Google

O doodle, logotipo animado do Google, é a parte humana por trás da informação, definem Ryan Germick e Matthew Cruickshank, da gigante da internet. “Qual é a finalidade da informação sem diversão?”, questiona Germick. Os chamados “doodlers” estão no Brasil para criar doodles especiais para a Copa do Mundo 2014.

Esta é a primeira vez que a equipe do doodle sai do escritório americano para um projeto. Na Califórnia, o time possui dez ilustradores, quatro engenheiros e dois gerentes de projetos. Desse total, quatro funcionários ganharam uma sala personalizada no escritório do Google em São Paulo.

“Tem sido ótimo, muitas coisas no Brasil são inspiradoras, como a comida, o clima, além de ver os fãs de perto e a felicidade da Copa do Mundo”, contou Matthew Cruickshank. O doodler disse que viajou ao País dois meses antes do Mundial para respirar a cultura brasileira e ter ideias antes, até para guardar algumas artes para serem divulgadas durante o evento.

Segundo o time, um doodle estático normalmente demora uma semana para ficar pronto, enquanto um interativo leva cerca de três meses. Durante a Copa, a equipe está imersa no evento para criar as animações entre quatro e seis horas.

Um das animações criadas simulava a "ola" nos estádios
Um das animações criadas simulava a “ola” nos estádios

Redes sociais
A Copa do Mundo também marca a primeira vez que os doodlers estão se inspirando nos comentários e sugestões dos internautas, que podem interagir pelas redes sociais. Cruickshank cita, por exemplo, a reação das pessoas ao verem o doodle que celebrou a famosa “ola”. No meio da torcida de letras, havia um “L” que não participava da onda, mas ficava sentado com um livro. “Algumas pessoas se identificaram com o pequemo ‘L’ e comentaram que, mesmo sem gostar da Copa, gostaram do doodle.

Ryan Germick, que chefia a equipe de doodlers, comentou sobre o “doodle probido”, uma imagem que retrata os protestos contra a Copa do Mundo e a ação da polícia nessas ocasiões. Não há informações do autor dessa animação, mas a imagem vem se espalhando pelo Facebook e Tumblr. “Não é tudo rosas, há muitas coisas acontecendo que envolvem política e dinheiro, mas ainda há muito o que celebrar. Assistir a um jogo em que 22 jogadores, que são os melhores do mundo, jogam por um objetivo é uma coisa linda”, declarou. “Isso (o doodle obscuro) representa a liberdade de iniciar um debate, mas vamos destacar as coisas divertidas do evento”, completou.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).