Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Perícia grafotécnica inocenta dois vereadores de São João da Ponte

Norte de Minas – Perícia grafotécnica inocenta dois vereadores de São João da Ponte

Exame pericial grafotécnico realizado pela Polícia Federal revelou que são falsas as assinaturas dos ex-vereadores Avandarc Rodrigues Cordeiro (PPS), o “Vando da Veredinha” (foto) e Valdeir José Antunes de Souza (PMDB), constante de cartas de renúncia ao mandato eletivo encontradas durante busca e apreensão realizada na residência do ex-prefeito Fábio Luis Fernandes Cordeiro, o “Fábio Madeiras”, de São João da Ponte, no Norte de Minas.

Avandarc Rodrigues Cordeiro (PPS), o “Vando da Veredinha”
Avandarc Rodrigues Cordeiro (PPS), o “Vando da Veredinha”

Com base nas cartas de renúncia, os dois – Avandarc e Valdeir – foram denunciados criminalmente pelo Ministério Público de Minas Gerais, juntamente com os ex-vereadores Elson Geraldo Gomes Vieira (PPS), o “Elsinho”, e Geraldo Filogônio Ferreira (PTC), o “Geraldo da Boa Vista”. Na denúncia, todos são acusados de terem “vendido” seus mandatos ao ex-prefeito, em 2007. As assinaturas de Elsinho e Geraldo da Boa Vista são autênticas, mas ambos negam a negociata denunciada pelo MPMG.

Conforme a denúncia do MPMG, os vereadores teriam sido cooptados pelo ex-prefeito para blindarem sua administração contra quaisquer tentativas de investigação e fiscalização por parte da Câmara Municipal, bem como para aprovarem todas as matérias de interesse do gestor. Para que não traíssem o acordo, segundo a denúncia, teriam assinado as cartas de renúncia encontradas na residência do prefeito que, se apresentadas à Câmara, resultariam na perda dos mandatos.

Autuado sob o número 0133829-70.2007.8.13.0624, o processo tramita perante a Vara Única da Comarca de São João da Ponte.

Durante a fase de investigações, Avandarc e Valdeir já haviam negado que tivessem assinado as cartas de renúncia. Mas elas estavam com as firmas reconhecidas pelo cartório da cidade. Foi isso que levou o MPMG a pedir a perícia. Em depoimento à polícia, Daniela Mara Rosa de Souza, funcionária do cartório, declarou que não conferiu as assinaturas no momento de fazer o reconhecimento. Segundo ela, “eu não conferi as assinaturas para fazer o reconhecimento, porque só de olhar as assinaturas nas cartas eu pude conhecer que tinha essas assinaturas em cartório, porque de tanto lidar com o serviço, a gente familiariza com as assinaturas”.

O ex-vereador Avandarc Rodrigues Cordeiro informou que sempre foi oposição ao ex-prefeito Fábio Luis Fernandes Cordeiro e, por isso, não tinha nenhum motivo para fazer qualquer acordo com ele ou assinar as cartas de renúncia. Com base no laudo pericial grafotécnico da Polícia Federal, Avandarc já requereu à justiça a exclusão de seu nome do processo.

Por Fábio Oliva

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).