Inicio » Esporte » Copa 2018 » Copa 2014 – Seleção italiana usa tecnologia inédita em busca do penta

Copa 2014 – Seleção italiana usa tecnologia inédita em busca do penta

seleção italiana, que enfrenta nesta sexta-feira aCosta Rica de olho em uma possível classificação antecipada nas oitavas de final da Copa do Mundo, está usando novas tecnologias em sua campanha pelo pentacampeonato.

A equipe do técnico Cesare Prandelli, que venceu aInglaterra na estreia, treina com um sistema inédito de sensores que avaliam a potência de cada movimento. Além disso, os italianos usam equipamentos especiais dotados de GPS que monitoram a distância percorrida e a velocidade dos jogadores em campo.

Para completar, um aplicativo feito exclusivamente para a seleção italiana reúne dados e características dos times adversários.

Treinos em Mangaratiba contam com  tecnologia para ajudar seleção italiana
Treinos em Mangaratiba contam com tecnologia para ajudar seleção italiana

Sensores

Para melhorar o rendimento, sensores de alta precisão monitoram as vibrações das faixas musculares e a estabilidade dos movimentos são aplicados ao corpo dos jogadores. Eles utilizam a mesma tecnologia empregada em sistemas de direcionamento de mísseis. Informações sobre impulso, força e velocidade de cada ação são transmitidas aos treinadores em tempo real. Os equipamentos, com 3,5 centímetros e cerca de 30 gramas, permitem ainda a avaliação do estado do músculo depois de cada esforço, ajudando a prevenir infortúnios.

A novidade foi desenvolvida por três jovens engenheiros do Departamento Aeroespacial da Politécnica de Milão, praticantes de esportes. “Poder transferir o nosso conhecimento em engenharia aeroespacial para o campo esportivo de alto nível é uma grande satisfação”, disse à BBC Brasil um dos responsáveis pelo projeto, Ernst Vittorio Haendler.

A invenção foi patenteada pela empresa Beast Technologies, criada pelos três inventores. “Temos um contrato de exclusividade com a Federação Italiana de Futebol até o final da Copa de 2014, mas estamos adaptando o sistema para outros esportes. Nosso objetivo é tornar o produto acessível em larga escala e poder ajudar todos os esportistas a melhorarem o próprio rendimento”, disse.

De acordo com o chefe da delegação italiana, Demetrio Albertini, com a nova tecnologia será possível avaliar a influência do clima brasileiro no rendimento dos atletas. “Este instrumento deverá trazer benefícios significativos inclusive em relação às difíceis condições ambientais às quais os jogadores estarão expostos”, disse durante um encontro com jornalistas.

Aplicativo espião

Outra novidade utilizada pela seleção italiana é um aplicativo criado especialmente para o time que, além de conter dados técnicos dos próprios jogadores, reúne informações, vídeos e características dos times adversários.

A equipe técnica poderá avaliar as partidas e compartilhar os dados em tempo real. Os jogadores italianosreceberão a programação do dia através de um tablet, com senha de acesso e sistema contra espionagem.

Medidas como instalação de câmeras fixas nos campos de treinamento e uma sala de reuniões dentro dos vestiários, já adotadas durante a fase preparação na Itália, serão utilizadas também durante os jogos no Brasil.

As condições climáticas são uma grande preocupação para os italianos. Durante a fase de preparação no Centro de Treinamento Coverciano, em Florença, os jogadores chegaram a se exercitar 20 minutos por dia dentro de uma cabine de madeira que reproduzia o clima equatorial de Manaus, onde o time disputou a primeira partida da Copa. A dieta dos atletas também foi adaptada, com a inclusão de frutas como açaí, manga e papaia.

Família

Pela primeira vez uma seleção italiana poderá estar com a própria família durante a Copa do Mundo.

A Casa Azzurri, base da delegação italiana em Mangaratiba (a 105 km do Rio), hospeda esposas, namoradas e filhos dos jogadores.

“A presença da família e das crianças contribui para descarregar as tensões”, disse o técnico Cesare Prandelli.

No entanto, Prandelli impôs algumas regras de comportamento aos parentes e acompanhantes: estão proibidas fotos e difusão de selfies nas redes sociais.

BBC Brasil

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).