Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Missa e Procissão Corpus Christi em Montes Claros

Montes Claros – Missa e Procissão Corpus Christi em Montes Claros


Reviewed by:
Rating:
5
On 20 de junho de 2014
Last modified:17 de dezembro de 2014

Summary:

Montes Claros - Misssa e Procissão Corpus Christi em Montes Claros

A Igreja Católica celebrou nesta quinta (19), a Festa de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) neste dia é celebrada a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal.

A Arquidiocese de Montes Claros comemora a data com celebrações setoriais. Porém, dentro dos setores, as regiões pastorais se subdividem para atender melhor aos católicos que participam da celebração e procissão do Santíssimo Sacramento. Dom José presidiu a celebração da Região Pastoral 2. A missa campal em frente a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José reuniu centenas de fiéis. “Estamos aqui nesta tarde, unidos para fazer um ato público da nossa fé em Jesus que é o Alimento Vivo que nos dá a salvação através da Eucaristia. Abriu dessa forma a homilia proferida pelo Arcebispo Metropolitano. “Não estamos vivendo aqui apenas um ato religioso momentâneo, mas esse momento quer marcar o porquê receber e viver da Eucaristia”. Jesus é a palavra emitida do Pai feita um de nós para compreendermos de modo humano como o Divino é que dá a vitalidade  à nossa caminhada terrestre. “Somos convocados a seguir Jesus com uma fé que nos faz abrir os olhos para vermos Deus no semelhante e por onde caminharmos e para onde queremos chegar”, disse dom José.

O Pastor da Igreja Particular de Montes Claros, disse ainda que a fé “embutida” dentro da pessoa não traz luz nem para ela e nem para o semelhante, e questionou: O que Deus quer de nós? Porque Jesus vai à frente da nossa na caminhada? É através do batismo que o cristão se compromete a seguir Jesus e a partir daí, se compromete a dar a vida Dele aos outros.

Ainda segundo o Arcebispo: “Ele inventou essa fórmula prodigiosa e miraculosa”. É o milagre da Eucaristia para demonstrar que Ele se dá por inteiro e não em pedaços. “Eu Sou o Pão vivo descido do céu. Quem come desse pão viverá eternamente. Irmãos e irmãs, sejamos gratos a esse Jesus enviado pelo Pai que se torna para nós o Tudo. É uma energia vital carregada de sentidos, Ele nos dá vida plena e eterna”, conclui o arcebispo em sua fala de 9 minutos.

Logo após a comunhão, em procissão, os fiéis saíram em procissão até a Catedral. Ao longo do caminho, os tapetes decorados pelas equipes pertencentes às paróquias ligadas à região pastoral 2, foram encantando quem passavam por eles.

Galeria de Imagens:

Um olhar para o Cristo Vivo e Ressuscitado Dom José cumprimenta a todos na procissão de entrada Dom José durante a homilia Fiéis na Praça da Matriz Procisão pelas ruas centrais da cidade (1) Procissão pelas ruas centrais da cidade 2 Procissão pelas ruas centrais da cidade

Fotos e Texto: Viviane Carvalho Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).