Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Missa e Procissão Corpus Christi em Montes Claros

Montes Claros – Missa e Procissão Corpus Christi em Montes Claros

A Igreja Católica celebrou nesta quinta (19), a Festa de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) neste dia é celebrada a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal.

A Arquidiocese de Montes Claros comemora a data com celebrações setoriais. Porém, dentro dos setores, as regiões pastorais se subdividem para atender melhor aos católicos que participam da celebração e procissão do Santíssimo Sacramento. Dom José presidiu a celebração da Região Pastoral 2. A missa campal em frente a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José reuniu centenas de fiéis. “Estamos aqui nesta tarde, unidos para fazer um ato público da nossa fé em Jesus que é o Alimento Vivo que nos dá a salvação através da Eucaristia. Abriu dessa forma a homilia proferida pelo Arcebispo Metropolitano. “Não estamos vivendo aqui apenas um ato religioso momentâneo, mas esse momento quer marcar o porquê receber e viver da Eucaristia”. Jesus é a palavra emitida do Pai feita um de nós para compreendermos de modo humano como o Divino é que dá a vitalidade  à nossa caminhada terrestre. “Somos convocados a seguir Jesus com uma fé que nos faz abrir os olhos para vermos Deus no semelhante e por onde caminharmos e para onde queremos chegar”, disse dom José.

O Pastor da Igreja Particular de Montes Claros, disse ainda que a fé “embutida” dentro da pessoa não traz luz nem para ela e nem para o semelhante, e questionou: O que Deus quer de nós? Porque Jesus vai à frente da nossa na caminhada? É através do batismo que o cristão se compromete a seguir Jesus e a partir daí, se compromete a dar a vida Dele aos outros.

Ainda segundo o Arcebispo: “Ele inventou essa fórmula prodigiosa e miraculosa”. É o milagre da Eucaristia para demonstrar que Ele se dá por inteiro e não em pedaços. “Eu Sou o Pão vivo descido do céu. Quem come desse pão viverá eternamente. Irmãos e irmãs, sejamos gratos a esse Jesus enviado pelo Pai que se torna para nós o Tudo. É uma energia vital carregada de sentidos, Ele nos dá vida plena e eterna”, conclui o arcebispo em sua fala de 9 minutos.

Logo após a comunhão, em procissão, os fiéis saíram em procissão até a Catedral. Ao longo do caminho, os tapetes decorados pelas equipes pertencentes às paróquias ligadas à região pastoral 2, foram encantando quem passavam por eles.

Galeria de Imagens:

Um olhar para o Cristo Vivo e Ressuscitado Dom José cumprimenta a todos na procissão de entrada Dom José durante a homilia Fiéis na Praça da Matriz Procisão pelas ruas centrais da cidade (1) Procissão pelas ruas centrais da cidade 2 Procissão pelas ruas centrais da cidade

Fotos e Texto: Viviane Carvalho Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).