Inicio » Esporte » Copa 2018 » Copa 2014 – Com Neymar inspirado, Brasil goleia Camarões e pega Chile nas oitavas

Copa 2014 – Com Neymar inspirado, Brasil goleia Camarões e pega Chile nas oitavas

eleção brasileira ainda não teve uma atuação de encher os olhos, mas contou novamente com uma atuação sensacional de Neymar para garantir o primeiro lugar do grupo A da Copa do Mundo ao derrotar Camarões por 4 a 1, nesta segunda-feira em Brasília.

Copa 2014 - Com Neymar inspirado, Brasil goleia Camarões e pega Chile nas oitavas
Copa 2014 – Com Neymar inspirado, Brasil goleia Camarões e pega Chile nas oitavas

O adversário nas oitavas de final será o Chile, que mais cedo perdeu por 2 a 0 para a Holanda em São Paulo e ficou em segundo lugar no grupo B. O jogo está marcado para o dia 28 de junho no Mineirão.

Na outra partida da chave, o México superou a Croácia por 3 a 1 no Recife e ficou com a outra vaga. Os mexicanos ficaram com os mesmos sete pontos dos brasileiros, mas um saldo de gols menor (3 contra 5 do Brasil). A “Tri” vai enfrentar a Holanda nas oitavas, no dia 29 de junho, no Castelão de Fortaleza.

No estádio Mané Garrincha, Neymar abriu o placar aos 16 minutos de jogo, Joel Matip empatou dez minutos depois, mas o camisa 10 do Brasil fez 2 a 1 aos 34, tornando-se o artilheiro isolado da competição com quatro gols marcados. Fred ampliou aos 4 do segundo tempo e Fernandinho, que começou no banco, selou o resultado aos 38.

Com seus dribles e arrancadas, Neymar levou à loucura a defesa camaronesa e salvou a seleção brasileira, que parecia perdida em campo no primeiro tempo. O craque mostrou novamente que a seleção depende muito do seu talento para conquistar em casa o hexacampeonato.

O Brasil teve um início de jogo muito melhor do que nos dois primeiros confrontos, com agressividade e pressão intensa sobre o adversário, sua marca registrada na Copa das Confederações.

Empurrada pela torcida, a seleção criou sua primeira chance clara com apenas dois minutos de bola rolando. Neymar recebeu um longo lançamento de Thiago Silva e rolou na direita para Daniel Alves. O lateral cruzou rasteiro para Paulinho, que foi travado na hora de finalizar.

Depois de começar com tudo, o Brasil perdeu a pegada inicial e deixou a equipe africana à vontade para tocar a bola. Aos 13, Aboubakar fez boa jogada pelo meio e abriu na esquerda para Choupo-Moting. O atacante do Mainz da França tentou cruzar, mas David Luiz surgiu para salvar a seleção.

Aos 14, Neymar foi empurrado por Nyom perto da linha de fundo e quase caiu em cima dos fotógrafos, mas o juiz apenas advertiu verbalmente o jogador de Camarões.

Como costuma fazer quando os adversários apelam para a violência, o camisa 10 respondeu com seu talento. Dois minutos depois, o atacante do Barcelona recebeu ótimo passe de Luiz Gustavo e bateu colocado da marca do pênalti, no cantinho do goleiro Charles Idandje: 1 a 0 Brasil, no centésimo gol desta Copa do Mundo, coincidentemente na partida de número 100 da seleção brasileira em Mundiais.

A torcida ainda estava comemorando o gol de Neymar quando aconteceu o improvável. Aos 26, Joel Matip deixou tudo igual para Camarões. Nyom, que tinha perdido a bola para Luiz Gustavo no lance da abertura do placar, se redimiu ao driblar Daniel Alves na esquerda antes de cruzar na medida para Matip empurrar a bola para as redes.

Naquele momento, com o empate sem gols entre Croácia e México, o Brasil estaria eliminado caso levasse outro gol. Como sempre nos momentos de aperto, Neymar chamou a responsabilidade e anotou o segundo gol brasileiro aos 34, novamente em grande estilo.

O atacante do Barça recebeu de Marcelo, escapou de quatro marcadores e chutou cruzado da entrada da área, sem chances para Itandje, que estava vendido no lance.

Nos acréscimos, Neymar fez outra grande jogada, dando um lençol num zagueiro antes de tocar para Oscar. O meia do Chelsea invadiu a área e cruzou para Hulk, que, em um dia sem inspiração, não caprichou na pontaria.

Para dar mais gás ao meio de campo, Felipão mexeu no intervalo, tirando Paulinho, que mais uma vez não rendeu o esperado, para a entrada de Fernandinho.

A mudança não demorou para surtir efeito. Aos 4 minutos do segundo tempo, o volante do Manchester City fez grande jogada pelo meio e abriu na esquerda para David Luiz. O zagueiro cruzou à meia altura para Fred, que finalmente desencantou e anotou de cabeça o terceiro gol do Brasil.

Fernandinho melhorou muito a marcação, deixando muito menos espaços ao adversário. Para reforçar ainda mais o meio de campo, Felipão colocou Ramires no lugar do apagado Hulk.

O volante do Chelsea se destacou logo aos 22, três minutos depois de entrar, com um belo lançamento na direção de Neymar, que por pouco não marcou. Pendurado por ter levado um cartão amarelo na vitória por 3 a 1 estreia contra a Croácia, o camisa 10 saiu aos 25 do segundo tempo, dando lugar a Willian.

Enquanto isso, no Recife, o México abria uma vantagem de 3 a 0 sobre a Croácia. Bastava mais um gol para superar o Brasil no saldo de gols e terminar na liderança da chave.

A torcida respirou aliviada aos 38, quando Fernandinho, que mudou a cara da equipe, anotou o quarto gol, garantindo de vez o primeiro lugar. Depois de uma linda triangulação com Oscar e Fred, o volante tocou na saída de Itandje e fechou a goleada.

Agência AFP

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).