Inicio » Educação » Escolas públicas de Lagoa Santa em Minas Gerais terão Planetario Digital

Escolas públicas de Lagoa Santa em Minas Gerais terão Planetario Digital

Lagoa Santa é a primeira cidade de Minas Gerais a implantar um Planetário Digital Móvel nas escolas da rede pública. Constituída por um domo inflável, a estrutura poderá ser levada às 23 escolas municipais da cidade, beneficiando diretamente mais de 8 mil alunos, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Educação - Escolas de Lagoa Santa em Minas Gerais é terão Planetario Digital
Educação – Escolas de Lagoa Santa em Minas Gerais  terão Planetario Digital

De acordo com o professor de Física e mestre em Tecnologia Educacional, André Luís Parreira, diretor da Hiperlab, empresa responsável pela implantação do sistema, são vários os benefícios do Planetário Digital para a educação. “Muitos conteúdos de Astronomia previstos nos parâmetros curriculares são contemplados pelo programa, que permite que professores montem aulas sobre temáticas bastante variadas, instigando os alunos ao estudo”, avalia o professor. O Planetário comporta 40 pessoas por sessão, número médio de alunos por sala de aula.

Digital. Diferentemente das tecnologias analógicas, o planetário digital realiza diversas operações, como simulação do céu em diferentes pontos da Terra ou de outros planetas e luas, deslocamento no espaço em velocidades variadas, mostrando, por exemplo, o movimento de translação, ou a experiência de diversos fenômenos atmosféricos.

Além disso, segundo o especialista, o Planetário Digital pode ser usado para outros conteúdos além da Astronomia. “É uma espécie de cinema imersivo educativo, que também traz filmes sobre a Amazônia e os sentidos do corpo humano”, completa.

Outra vantagem da nova tecnologia digital, em oposição aos antigos equipamentos analógicos, é a possibilidade de o próprio professor municipal operar o sistema com um controle remoto ou até mesmo um tablet. “O sistema de operação é fácil e intuitivo. Antes, era necessário que cada imagem fosse inserida manualmente por um astrônomo, o que aumentava os custos e tornava o processo mais demorado”, afirma Parreira.

Saiba mais em www.meuplanetariodigital.com.br

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Pesquisa revela que usuários abandonam vontade por medo de perderem suas recordações digitais e o contato com seus amigos

Quase 73% dos brasileiros mostram interesse em sair das mídias sociais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Quase 73% dos …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).