Inicio » Mais Seções » Google apresenta oficialmente Android TV

Google apresenta oficialmente Android TV

Durante a conferência Google I/O – destinada para programadores da empresa – foram apresentados duas novidades para a sala de estar dos internautas, o Android TV e atualizações para o Chromecast.

Android TV permite ao usuário jogar com amigos, via controle, smartphone ou tablet
Android TV permite ao usuário jogar com amigos, via controle, smartphone ou tablet

O evento que acontece em São Francisco, Califórnia (EUA), nesta quarta-feira contou com a apresentação feita pelo engenheiro responsável pelo Android TV, Dave Burke, sobre o projeto que promete revolucionar o conceito de TV por streaming.

O  Android TV pode ser controlada por meio de aplicativo com celular e suporta entradas HDMI e receivers. A tela de acesso ao programa se sobrepõe ao programa de TV, sem deixar de rodar o vídeo no fundo.

A interface é muito similar com o LG webOS, lançado na última no Brasil. Os programas, apps, e escolha de filmes também podem ser controladas por smartphone ou tablet. Assim como o comando de voz.

Ao utilizar o microfone do tablet ou smartphone, o sistema de voz pode ser usado para buscar informações sobre uma série, filme, ator, diretor e até listas de filmes que disputaram o Oscar – ou mesmo levantar questões como quem atuou em um filme específico.

O aplicativo é o primeiro do Google que permite interação com o Android Wear, dando a possibilidade do “wearable” controlar o Android TV.

Jogos e disponibilidade
Outra novidade apresentada no novo sistema de TV  é a possibilidade de baixar jogos como aplicativos no aparelho e poder jogar no modo multi-jogador, com o colega usando um outro controle, tablet ou smartphone.  Android TV também suporta o Google Cast – é possível usá-lo como um Chromecast – além de possuir sua própria loja de aplicativos.

Os modelos 2015 das TVs Sony, Sharp, TP Visison e Philips em HD e 4K já devem ter o Android TV. E as empresas Razer e Asus preveem lançar caixas de streaming com o sistema para televisões. 

O  Android TV chegará ao mercado no segundo semestre de 2014, junto com o novo sistema operacional da companhia o Android L.

Chromecast
A apresentação de novas funcionalidades do Google Chromecast contou com o diretor de gerenciamento de produto do aparelho, Rishi Candra, informando os números do primeiro ano de vendas. O executivo ressaltou que o Chromecast aumentou em 40% o número de usuários e que abriu venda em 18 países, inclusive o Brasil. Ele afirmou também que dados do Youtube indicam que a maioria dos usuários que assistem aos vídeos da plataforma pela TV fazem via Chormecast.

Novas funcionalides
Entre as novidades, o Google Chromecast agora permitirá a presença de usuário convidado. Para isso, o visitante deve colocar rede wi-fi da residência e poderá utilizar o conteúdo na TV de seu anfitrião.

Essa conexão também poderá ser feita por meio da nuvem, mas ainda assim, o usuário principal terá o controle total da TV, dando permissão para as pessoas que deseja que acessem a sua rede. Ele poderá, por exemplo, bloquear alguém que possa ter tido acesso a sua senha de wi-fi.

O Chomecast também terá função Backdrop, na qual poderá rodar imagens do Google+, fotos de satélite e artes do Maps, notícias e previsão do tempo, enquanto a pessoa não está assistindo um programa na TV.

Contudo, a principal novidade é a funcionalidade que permitirá ao usuário reproduzir a tela do seu smartphone na TV. Com o botão chamado “Cast Screen”, não apenas a tela do celular será reproduzida, mas os aplicativos e até sua câmera.

A funcionalidade conhecida como “mirror” (do inglês, espelho) estará disponível para smartphones da HTC One M7, LG G2, LG G2 Pro, Nexus 4, Nexus 5, Nexus 7, Nexus 10, Samsung Galaxy Note 3, Samsung Galaxy S4 e Samsung Galaxy S5. 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).