Inicio » Nacional » Brasil – 30% dos brasileiros acessam rede social pelo celular

Brasil – 30% dos brasileiros acessam rede social pelo celular

Um estudo aponta que 30% dos usuários de celular no Brasil acessaram as redes sociais, sendo que 26% compartilharam fotos, vídeos ou textos, 25% acessaram e-mails e 23% baixaram aplicativos. A porcentagem é praticamente igual à dos usuário de internet móvel no País (31%), segundo a pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic.br).

Pesquia TIC Domícilio 2013 aponta um crescimento acima do dobro no uso de internet por celulares quando comprado a 2011, atualmente em 31%
Pesquia TIC Domícilio 2013 aponta um crescimento acima do dobro no uso de internet por celulares quando comprado a 2011, atualmente em 31%

O levantamento, feito entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014 em 16 mil domicílios, ainda aponta um crescimento acima do dobro no uso de internet por celulares quando comprado a 2011, quando o índice era de apenas 15% – em 2012 chegou a 20%. Quando os dados englobam o uso de celulares no território nacional, a análise aponta que 85% das pessoas acima de 10 anos de idade utilizam o aparelho, um total 143 milhões de brasileiros.

O Cetic ainda destaca o maior acesso da população a aparelhos portáteis, como notebooks e tablets. Os notebooks já estão em 57% das residências brasileiras que possuem computador, ante 50% em 2012. Já os tablets passaram de 4% para 12% no mesmo período de comparação. Mesmo com crescimento de três pontos percentuais, o universo de lares com computadores (portáteis ou não) ainda não chega à metade do total (49%), o que representa 30,6 milhões de residências.

Internet no Brasil
Segundo a pesquisa, o número de brasileiros com 10 anos ou mais que acessam a internet alcançou 51%, ou cerca de 85,9 milhões. Contudo, ainda existe uma grande disparidade no acesso, segundo Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. “Mesmo com o crescimento ano após ano, o Brasil ainda encontra desafios para a massificação do acesso à internet”, diz. “Nossas análises identificam um conjunto complexo de fatores geográficos, sociais e econômicos que precisam ser observados sobre a expansão da conectividade em todo o território nacional”.

A população jovem usa mais a internet. Entre 10 e 15 anos, a proporção é de 75%, 16 a 24 anos (77%) e 25 a 34 anos (66%). Já na população mais velha os números diminuem.  Entre 35 e 44 anos de idade o número de pessoas que acessam a internet é de 47% – valor que cai para 33% na faixa de 45 a 49 anos e 11% acima de 60 anos. Mais de 45 milhões de pessoas acima de 45 anos de idade disseram que não acessam a internet. Os dados da pesquisa também mostra disparidade na população mais pobre, 24,2 milhões de domicílios com renda abaixo de dois salários mínimos não têm acesso à rede.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).