Inicio » Internacional » Europa » Em documento Vaticano afirma que Igreja precisa ser mais tolerante com gays

Em documento Vaticano afirma que Igreja precisa ser mais tolerante com gays

A Igreja Católica deve ser mais tolerante com os homossexuais e precisa aceitar crianças adotadas por casais gay, apesar de manter a oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. As ideias fazem parte de um documento divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Vaticano. A publicação reúne a resposta de diversas dioceses ao redor do planeta a um questionário de 39 questões feito a pedido do papa Francisco.

Publicação reúne a resposta de diversas dioceses ao redor do planeta a um questionário de 39 questões feito a pedido do papa Francisco
Publicação reúne a resposta de diversas dioceses ao redor do planeta a um questionário de 39 questões feito a pedido do papa Francisco

O documento, que tenta mostrar os desafios da Igreja hoje, deve servir de base para o sínodo –encontro dos bispos– que acontece em outubro e vai debater o futuro da catolicismo. O documento aponta também que os católicos devem ser mais inclusivos e humildes.

O documento diz que os bispos se mantêm contrários a governos que “redefinam” o casamento ao permitir matrimônios entre pessoas do mesmo sexo, mas que a Igreja precisa encontrar um equilíbrio entre defender a família tradicional e “respeitar e não julgar a atitude das pessoas que vivem nesse tipo de união [o casamento gay]”. Assim, apesar de não apontar mudanças imediatas na condenação da Igreja aos gays, o texto usa uma linguagem mais tolerante que as declarações anteriores do Vaticano.

SEXO

O documento também mostra que a maioria dos católicos rejeita os conselhos da Igreja sobre sexo e métodos contraceptivos. O Vaticano diz que a culpa é principalmente dos padres, que não educaram corretamente a população. O documento diz que uma “vasta maioria” dos católicos considera que “a avaliação moral de métodos contraceptivos é geralmente entendida como uma intrusão na vida íntima do casal e uma restrição ao livre arbítrio”.

Folhapress
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).