Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Clima de festival aquece inverno em Grão Mogol

Norte de Minas – Clima de festival aquece inverno em Grão Mogol

Grão Mogol já entrou no clima do Festival de Inverno 14 dias antes do início, 10 de julho – vai até o dia 20. A notícia já se espalhou por toda a cidade e a região, de modo que os grãomogolenses vivem a expectativa de movimento de gente de todos os cantos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, outras regiões mineiras e de fora do Estado.
O primeiro sinal da proximidade do Festival de Inverno foi o frio, detalhe comprovador da existência de um microclima ao redor da cidade proporcionado pelas serras do Maciço do Espinhaço, o que deu a Grão Mogol o epíteto de “cidade de clima europeu”.
Galo do Presépio Mãos de Deus anuncia abertura do Festival de Inverno dia 10 de julho
Galo do Presépio Mãos de Deus anuncia abertura do Festival de Inverno dia 10 de julho

A queda da temperatura local persiste há 15 dias, mas o calor humano do grãomogolense cresce embalado pela recente comemoração dos 156 anos de emancipação da cidade, cujas festividades foram encerradas com a apresentação do cantor Daniel, que prometeu retornar em breve.

A cidade já se acostumou a receber multidões, como aconteceu nos últimos carnavais e também há mais de cinco anos, quando aconteceu o último festival. A organização do evento é da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros.
Em termos culturais, artísticos e turísticos Grão Mogol e região terão a oportunidade de mostrar os seus atrativos e talentos. Mas o comércio local não alimenta a expectativa de ganhos extraordinários, como já ensinaram os últimos carnavais, que quase nada acrescentaram de benefícios como dizem os comerciantes da cidade.
A Polícia Militar, sob o comando do tenente Henrique, já tem pronto um esquema de policiamento. Ele acredita que se durante os carnavais tudo transcorreu dentro da normalidade, com a realização do Festival de Inverno não será diferente. Mas, afirmou o tenente, militares das cidades participantes irão integrar o esquema de segurança.
A abertura do festival será às 19h, no Presépio Natural Mãos de Deus, considerado o maior do mundo, com um culto ecumênico e apresentação artística do Núcleo de Ópera e das Pastorinhas de Grão Mogol.
Lúcio Bemquerer, idealizador da obra, disse que o presépio cumpre com a sua finalidade, pois conta com um palco feito para realização de eventos culturais, foclóricos e religiosos.
Delmira Ribeiro, gerente do presépio, informa que a área do palco será cedida à Prefeitura de Grão Mogol, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, para que, juntamente a Unimontes seja feita a abertura do que promete ser o mais vibrante festival da região, principalmente pelos seus atrativos naturais e a possibilidade de revelar talentos em vários segmentos.
Cada uma das 12 cidades da região que aderiram ao festival ficou com a missão de apresentar três números dentre as várias opções a serem oferecidas. A intenção dos organizadores do evento é fazê-lo o mais completo possível abrangendo todas as manifestações culturais registradas nos municípios participantes.
A intenção é mostrar o que cada município possui, numa espécie de intercâmbio cultural, de modo a revelar e apresentar os valores culturais uns para os outros nas áreas de música, folclore, turismo etc. Riquíssima sob todos os aspectos, o festival é uma maneira de divulgar a região para que possa ocupar o seu espaço no cenário estadual e nacional.
Dentro da programação do Festival de Inverno será realizado nos dias 10 e 11 de julho o Festival de Canção Lago de Irapé, quando serão apresentadas ao público as 20 canções escolhidas pela comissão julgadora. Os três primeiros lugares receberão prêmios em dinheiro de R$ 6 mil.
Grão Mogol possui boas opções de hospedagem para receber quem vier participar do festival, como o Hotel Paraíso das Águas, de Nem Costa, com 34 apartamentos, comparado aos melhores de Montes Claros e de Belo Horizonte, situado em uma área aprazível, com lindas paisagens; e a Pousada do Eti, com 43 suítes, dentro da cidade.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).