Inicio » Minas Gerais » MG – Pipas e papagaios já deixaram 500 mil pessoas sem luz em Minas neste ano

MG – Pipas e papagaios já deixaram 500 mil pessoas sem luz em Minas neste ano

Aproximadamente 500 mil consumidores já ficaram sem energia elétrica neste ano, em Minas Gerais, por causa de pipas e papagaios. No primeiro semestre, conforme levantamento da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), essa prática foi responsável por 1.922 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica.
 
MG - Pipas e papagaios já deixaram 500 mil pessoas sem luz em Minas neste ano
MG – Pipas e papagaios já deixaram 500 mil pessoas sem luz em Minas neste ano

Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte foram registrados 864 desligamentos provocados por pipas na rede elétrica. O uso do cerol é apontado como um dos principais causadores dos desligamentos. Segundo a Cemig, a substância cortante geralmente causam o rompimento dos cabos de energia quando entram em contato com a rede elétrica. Além disso, muitos curtos-circuitos são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.

 
Para evitar acidentes e também a interrupção do fornecimento, o engenheiro de tecnologia e normalização Demétrio Venício Aguiar recomenda alguns cuidados. “As pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la”, afirma. 
 
Além disso, ele alerta sobre o uso da linha chilena. “Esse tipo de linha é muito mais cortante do que o cerol comum, e infelizmente é possível adquirir este material de origem estrangeira pelo mercado paralelo e até pela internet”, diz o engenheiro.
 
Acidentes graves
 
Nos últimos dois anos, um acidente com morte foi registrado e outros três com ferimentos graves em Minas. A maioria dos acidentes, de acordo com o engenheiro, acontece quando o papagaio fica preso na rede elétrica e os adolescentes tentam retirá-lo utilizando materiais condutores, como pedaços de madeira ou barras metálicas. O contato com a rede elétrica pode ser fatal, além do risco de queda em função do impacto causado pelo choque elétrico. Nesses casos, as consequências mais comuns são traumatismos devido às quedas e queimaduras graves por causa dos choques.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).