Inicio » Montes Claros » Montes Claros – PM fará operação durante jogo do Brasil x Chile

Montes Claros – PM fará operação durante jogo do Brasil x Chile

A Polícia Militar (PM) realizará uma operação para garantir a segurança da população de Montes Claros, neste sábado (28), durante a exibição do jogo entre Brasil e Chile pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A ação faz parte das atividades realizadas em todo o estado pela Polícia Militar (PM) para evitar confusões durante e após a exibição dos jogos.

Montes Claros - PM fará operação durante jogo do Brasil x Chile
Montes Claros – PM fará operação durante jogo do Brasil x Chile

Em Montes Claros a maior concentração de torcedores é na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, onde os jogos são exibidos em telões com realização de shows após os jogos.

Segundo capitão da Polícia Militar, Carlos de Freitas Francisco, o número de policiais será maior nas ruas e vão atuar a pé e também motorizados. “Colocaremos um número suficiente para dar mais segurança ao público. É uma operação que ocorre em todo o Estado  aumentando o policiamento durante a exibição de todos os jogos da Copa”, diz o capitão.

Para garantir maior comodidade durante os jogos, capitão Carlos aconselha a população evitar atender ao celular em locais públicos e deixá-los sempre guardados no bolso. “Procure um lugar seguro para atender e deixe o celular no modo vibracall ou silencioso. Além disso, atenda apenas em locais que sejam seguros”, diz.

Ainda conforme o capitão, a polícia está preparada para agir em casos de confusão durante e após a exibição das partidas. “Estamos preparados para agir dentro da lei nestes casos, evitando um mal maior, como lesões ou homicídios”, completa.

Relembre o caso de abuso de autoridade acontecido no último dia 23/06.

Montes Claros – Após publicação de vídeo nas redes sociais, policial é afastado

Um vídeo publicado em uma rede social mostra um suposto abuso de poder por parte de policiais militares em uma ação na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, região central de Montes Claros, na noite dessa segunda-feira (23), logo após o final da partida entre Brasil e Camarões.

De acordo com a PM, a corporação foi acionada para atender uma ocorrência de perturbação de sossego. Um grupo estaria incomodando os demais moradores com o som alto de um carro estacionado em um posto de gasolina.

“Os policiais pediram para que o dono do carro desligasse o som e ele prontamente atendeu, mas outras pessoas, que também estavam no lugar, não concordaram e insuflaram a multidão a insurgir contra os militares”, afirma a capitão Graciele Rodrigues.

Ao todo 16 pessoas foram detidas por desacato e dano ao patrimônio público. A PM calcula que cerca de 500 pessoas estavam no local no momento do incidente.

A ação foi registrada por um internauta que disse em sua página em uma rede social: “Acabei de ter certeza que os policiais de Montes Claros estão despreparados e desacostumados a agir em situações de grande publico, chegando a nos amedrontar diante sua ação de completo e claro abuso de poder”.

Ainda de acordo com o internauta, que preferiu não se identificar, ao realizar a filmagem, os policiais ordenaram a outro jovem que desligasse o aparelho. “não acatando foi agredido e ferido gravemente pelo policial. Fico triste em ver nossa ‘segurança’ agir desta forma, e espero que algo seja feito para que isso não ocorra mais”, diz.

Alvino Ferreira, que também participava da comemoração, disse que “a polícia chegou agredindo e prendendo as pessoas, que reagiram com pedras.” Segundo ele, a confusão começou depois que os policiais perceberam que estavam sendo filmados. “Reconheço que o som estava alto, mas havia vários outros carros com som alto também”, diz.

A tia de um dos envolvidos disse  que um rapaz chegou a levar um soco no olho. “Ele caiu desmaiado, sangrando, poderia ter morrido”, conta a mulher que não quer ser identificar. “Eles chegaram algemados e foram maltratados. Eles não são bandidos, são jovens trabalhadores.”

Montes Claros – Após públicação de vídeo nas redes sociais, policial é afastado
Montes Claros – Após públicação de vídeo nas redes sociais, policial é afastado

A polícia informou que para conter o tumulto foi necessário usar balas de borracha, gás lacrimogênio e de pimenta. “Algumas pessoas jogaram garrafas, pedras e pedaços de meio fio contra os policiais e as viaturas”, afirma Graciele Rodrigues.

Sobre os possíveis excessos cometidos pela polícia durante a ação, a capitão disse que “caso seja detectado algum abuso, será instaurado um procedimento administrativo.”

NOTA À IMPRENSA – ATUAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR EM OCORRÊNCIA NA AVENIDA DEPUTADO ESTEVES RODRIGUES EM MONTES CLAROS

Relativo à ocorrência registrada no último dia 23, por volta das 21h22min, na Av. Dep. Esteves Rodrigues, centro, nesta cidade, após o jogo da seleção brasileira, onde se aglomeraram cerca de 500 (quinhentas) pessoas, próximo a um posto de combustíveis, quando algumas delas faziam uso de som alto, perturbando o sossego alheio, havendo necessidade da intervenção da Polícia Militar, o Comando da 11ª Região da Polícia Militar esclarece que:

Em face do vídeo apresentado nas redes sociais e que diz respeito à atuação de um policial militar no local do fato, o Comando Regional determinou, de ofício, a instauração de um Inquérito Policial Militar, visando apurar o ocorrido.

É conveniente esclarecer, ainda, que as diligências da presente apuração já se iniciaram com as audições dos militares envolvidos na ação.

O policial militar envolvido diretamente na cena do vídeo encontra-se afastado da atividade operacional até o término da apuração, quando serão conhecidas as demais providências em relação ao caso.

A Polícia Militar reafirma o seu compromisso institucional de trabalhar em respeito aos Direitos Humanos e Garantias Individuais, pautando sua ação dentro dos princípios da ética, da legalidade e da transparência.

Montes Claros/MG, 25 de junho de 2014.
César Ricardo de Oliveira Guimarães, Cel PM

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).