Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade comemora 157 anos nesta quinta-feira

Montes Claros – A cidade comemora 157 anos nesta quinta-feira

Montes Claros comemora 157 anos na quinta-feira (3). A maior cidade do Norte de Minas Gerais tem população estimada de 400 mil habitantes e ocupa uma área de mais 3,5 mil quilômetros quadrados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Montes Claros - A cidade comemora 157 anos nesta quinta-feira
Montes Claros – A cidade comemora 157 anos nesta quinta-feira

Mas nem sempre a “Princesinha do Norte”, como é carinhosamente chamada, teve dados tão grandiosos. Criada a partir de uma fazenda próxima ao Rio Verde Grande, do então proprietário Antônio Gonçalves Figueira, foi elevada a condição de vila em 1831, e passou a ser chamada de “Vila de Montes Claros de Formigas”.

Já em 1857, o local possuía mais de dois mil habitantes e o nome não agradava os formiguenses. De acordo com o IBGE, no dia 03 de julho de 1857, “a vila passou a ser cidade de Montes Claros” e a população passou a ser montes-clarense.

Por meio de Decretos e Leis estaduais foram surgindo os distritos. Dados do IBGE mostram que o município é constituído, atualmente, por 10 distritos.

Montes Claros passou a receber investimentos que alavancaram o interesse de novos moradores. Com isso, aumentaram também os problemas. Para o professor da Universidade Estadual de Montes Claros Laurindo Mékie Pereira, a velocidade de crescimento do município é maior que a reposta do poder público.

“A cidade parece não ter um plano que oriente este crescimento. Quando você vê que um problema em um local foi amenizado, já aparece um bairro novo, sem transporte, não pavimentado”, diz Laurindo Mékie.

Outro fator que impulsiona o interesse da região, de acordo com o professor, é o número de serviços de saúde e educação que a cidade possui. “Montes Claros tem determinados serviços que as outras cidades não têm. Então, aglomera tudo aqui e a cidade não está preparada para isso”.

Laurindo Mékie lembra ainda que para a cidade continuar crescendo, mas de forma controlada, é necessário o crescimento de toda região. “Desde a década de 70 há uma concentração de investimento em Montes Claros. Isso atrai todas as cidades. Para desafogar é preciso que invistam também em cidades como Pirapora e Bocaiuva”, completa.

Por Valdivan Veloso

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).