Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Parceria da Cemig leva energia solar para Unimontes‏

Montes Claros – Parceria da Cemig leva energia solar para Unimontes‏

Alunos de engenharia elétrica e ambiental da Universidade Estadual de Montes Claros contarão com usinas solares fotovoltaicas experimentais para aprenderem, na prática, o processo de geração de energia solar.

Motivada pelo deputado estadual Luiz Henrique, a Cemig vai assinar um convênio de cooperação técnica com a Unimontes para a implantação desse projeto, por meio do qual a empresa vai doar 250 painéis fotovoltaicos e fornecer treinamento e suporte técnico para a operação e manutenção das usinas.

Montes Claros - Parceria da Cemig leva energia solar para Unimontes‏
Montes Claros – Parceria da Cemig leva energia solar para Unimontes‏

Nesta segunda-feira (30), a Cemig deu início à implantação do projeto com a assinatura de convênios com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM,  Universidade Federal de Lavras – Ufla e o Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam e, no próximo mês, será a vez da Unimontes.

Durante a solenidade, o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, agradeceu ao deputado por ter provocado a Companhia sobre este projeto, visando à transferência de conhecimento e tecnologia às universidades. “A proposta do deputado foi tão interessante que ampliamos a ação para outras duas instituições, além da Unimontes e UFVJM”, elogiou.

O deputado Luiz Henrique, falou sobre suas expectativas, contente pelo apoio que obteve da comunidade acadêmica da Universidade e sobretudo da Cemig que atendeu à sua solicitação. “As usinas vão disseminar tecnologias inovadoras, conscientizar os alunos sobre o uso de energia por meio de fontes limpas, renováveis e sustentáveis, além de capacitar profissionais altamente especializados”, conclui.

De acordo com o gerente de Alternativas Energéticas da Cemig, Marco Aurélio Porto, as usinas  experimentais terão uma potência instalada de 13 kWp e serão utilizadas como laboratório acadêmico, de apoio e aprendizado prático. A energia gerada, capaz de atender aproximadamente 30 residências, será utilizada apenas para consumo das próprias universidades, o que reforça o caráter experimental das usinas.

 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).