Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Subiu para 129 o número de municípios mineiros em situação de emergência por causa da seca

Norte de Minas – Subiu para 129 o número de municípios mineiros em situação de emergência por causa da seca

Subiu para 129 o número de municípios mineiros em situação de emergência por causa da seca, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG). Desses, 84 entes municipais são do Norte do Estado, onde não chove, abundantemente, desde dezembro do ano passado. Segundo o órgão estadual, 67 municípios tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos, 58 foram homologados, 38 estão em análise e 20 foram arquivados. Vale lembrar que, em todo o ano passado, 147 municípios recorreram à ajuda da Cedec por causa da longa estiagem que castiga o semiárido mineiro. Por causa da longa estiagem, até o então caudaloso Rio São Francisco agoniza.

Norte de Minas - Subiu para 129 o número de municípios mineiros em situação de emergência por causa da seca
Norte de Minas – Subiu para 129 o número de municípios mineiros em situação de emergência por causa da seca

A travessia por balsa na altura da cidade de São Francisco foi interrompida por causa dos grandes bancos de areia, que obstruíram a passagem das embarcações. Com isso, o acesso a cidades como Pintópolis, Urucuia e Brasília/DF está comprometido e deve ser feito por Pirapora ou Januária, o que aumenta o tempo de viagem e os custos. A situação em São Francisco só não está pior graças aos Rios das Velhas e Paracatu, que ainda deságuam um bom volume no já esquálido Velho Chico.

Já em Pirapora, graças a um novo sistema de abastecimento viabilizado pelo Governo do Estado, a população está tendo água para beber. É que a vazão da Usina de Três Marias está cada vez mais diminuta, comprometendo todas as atividades em Pirapora, onde as famosas correntes estão desaparecendo e revelando um triste cenário de pedras, com filetes de água correndo no meio da selva de pedra. E a previsão de ocorrência do fenômeno El Niño aterroriza ainda mais a população norte-mineira, temerosa com o agravamento da seca, que já caminha para três anos seguidos, fazendo grandes estragos.

Além das tenebrosas previsões de falta de chuva, o tempo seco também ameaça a saúde das pessoas e o meio ambiente. A primeira semana de julho foi marcada por ar muito seco em grande parte do Norte de Minas, sendo que em Montes Claros a umidade relativa do ar esteve sempre abaixo dos 30%. Níveis iguais ou abaixo dos 20% foram registrados em grande parte da região. O ar seco é uma característica comum desta época do ano, quando normalmente um grande sistema de alta pressão atmosférica predomina sobre o País. Mas no começo da semana, a passagem do ar polar sobre o centro-sul do Brasil contribuiu para que ar ficasse ainda mais seco.

A presença da alta pressão causa o que os meteorologistas chamam de subsidência ou ar subsidente. Nesta situação, há um forte movimento do ar de cima para baixo, trazendo o ar seco dos níveis mais elevados da atmosfera para as camadas de ar próximas do solo. Em outras palavras: um grande sistema de alta pressão atmosférica faz o ar secar. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade relativa do ar entre 12% e 20% representam uma situação de “alerta” para o ar seco. Abaixo de 12%, situação de “emergência”. Entretanto, no decorrer deste domingo, o centro da alta pressão deverá se deslocar para o mar, enfraquecendo o efeito da subsidência sobre o Brasil.

FENÔMENO EL NIÑO

Julho é um mês tradicionalmente seco no centro do Brasil, mas em 2014 a expectativa é que o El Niño deixe essas regiões mais secas, do que já são. De acordo com os meteorologistas da Somar, Sudeste e do Centro-Oeste terão pouca chuva. A região Sudeste entrou no período normal de estiagem, que é o inverno, mas sofrendo as consequências do verão seco e quente. Os reservatórios para a geração de energia do Sudeste entraram no período de seca com reservas extremamente baixas.

MONTES CLAROS

De acordo com a Somar Meteorologia, não há previsão de chuvas para Montes Claros nos próximos dias. No período, as temperaturas máximas deverão variar entre os 27ºC e 30ºC e as mínimas entre os 16ºC e 14ºC, com sensação térmica de 12ºC. Já a umidade relativa do ar deverá ter picos de 87% e quedas de até 32%, exigindo muitos cuidados com a saúde e o meio ambiente, uma vez que crescem os riscos de incêndios florestais, principalmente às margens de rodovias, onde viajantes costumam jogar bitucas de cigarros.

ATINGIDOS

Dos 129 municípios que decretaram situação de emergência neste ano na Cedec/MG, 84 são do Norte de Minas: Buenópolis, Buritizeiro, Pintópolis, São Francisco, Engenheiro Navarro, Capitão Enéas, São João das Missões, Nova Porteirinha, Itacambira, Claro dos Poções, Urucuia, Ubaí, Pai Pedro, Joaquim Felício, Matias Cardoso, Janaúba, Indaiabira, Riachinho, Jaíba, Verdelândia, Grão-Mogol, Pedras de Maria da Cruz, Monte Azul, Curral de Dentro, Catuti, Manga, Ponto Chique, Pirapora, Jequitaí, Chapada Gaúcha, Gameleiras, Espinosa, Novorizonte, Patis, Salinas, São João do Pacuí, Santa Fé de Minas, Brasília de Minas, Campo Azul, Francisco Sá, Lagoa dos Patos, Várzea da Palma, Rubelita, São Romão, Lassance, Riacho dos Machados, Varzelândia, Juvenília, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Miravânia, Olhos DÁgua, Cônego Marinho, Serranópolis de Minas, Glaucilândia, Mirabela, São João do Paraíso, Bocaiúva, Berizal, Juramento, Augusto de Lima, Itacarambi, Guaraciama, Vargem Grande do Rio Pardo, Icaraí de Minas, Fruta de Leite, Divisa Alegre, Josenópolis, Nova Porteirinha, Coração de Jesus, Padre Carvalho, São João da Ponte, Mato Verde, Bonito de Minas, Cachoeira de Pajeú, Luislândia, Francisco Dumont, Ninheira, Taiobeiras, Japonvar, São João da Lagoa, Santa Cruz de Salinas e Montezuma.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).