Inicio » Internacional » Europa » Europa – Em ‘afronta’ ao Papa Francisco, procissão homenageia mafioso

Europa – Em ‘afronta’ ao Papa Francisco, procissão homenageia mafioso

Obispo de uma pequena diocese no sul da Itália suspendeu por tempo indeterminado todas as procissões religiosas locais, depois que uma delas foi “desviada” para prestar homenagem a um líder mafioso cumprindo prisão perpétua domiciliar.

Procissão desviou-se de seu curso natural até a casa de mafioso detido em prisão domiciliar
Procissão desviou-se de seu curso natural até a casa de mafioso detido em prisão domiciliar

Na procissão pela cidade de Oppido Mamertina, em 2 de julho, o grupo que seguia a estátua da Virgem Maria incluía o prefeito local, padres e policiais. Mas a massa popular desviou-se de seu curso e foi à casa de Giuseppe Mazzagatti, 82, condenado por assassinatos e por sua associação à Máfia.

Ao menos dois policiais abandonaram a procissão e fizeram uma queixa oficial, e o Ministério do Interior descreveu o episódio como “deplorável”.

Procissões religiosas são comuns em pequenas cidades italianas durante o verão – às vezes com apoio financeiro de mafiosos. As homenagens a esses líderes também são comuns, algo que frequentemente é criticado por autoridades católicas.

Oppido Mamertina é um bastião da máfia calabresa, a ‘Ndrangheta, uma das organizações criminosas mais poderosas da Itália, ao lado da Cosa Nostra e da Camorra. A polícia afirmou que está investigando possível conluio entre líderes da procissão e Mazzagatti, a partir de imagens da procissão.

Papa
Correspondentes da BBC dizem que a máfia historicamente se beneficiou de laços com a Igreja Católica, e padres faziam vista grossa a seus crimes. Mas o caso em Oppido Mamertina ocorre apenas duas semanas após o papa Francisco ter feito críticas públicas à máfia ‘Ndrangheta, excomungando-a e chamando-a de “adoradora do mal” em uma missa no mês passado.

O episódio é visto, por isso, como um ato de afronta ao papa.

O bispo local Francesco Milito lamentou o fato de os padres presentes não terem tido a coragem de abandonar a procissão em questão (como fizeram os policiais) quando ficou claro que ela se dirigiria à casa de Mazzagatti.

Quanto à suspensão das procissões, Milito afirmou se tratar de “um gesto de cautela, um convite à reflexão e ao silêncio de que precisamos agora. É um ato de amor à nossa igreja”.

BBC Brasil

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).